Publicidade
O futebol de rua e sua Influência no estilo brasileiro
31 de Janeiro de 2024

O futebol de rua e sua Influência no estilo brasileiro

Aquele futebol jogado no seu bairro e de forma não profissionalizada começou a ser jogado no início do século XX

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Imagem: Pexels

Publicidade

 

O futebol de rua é um marco importante no Brasil e mostra como muitos futebolistas que se tornaram profissionais começaram a jogar futebol na rua, por diversão. Assim, a passagem de um futebolista amador para um profissional, sempre com muito empenho, acaba sendo um motivo de análise cuidadosa, para mostrar como o sonho pode, com muito esforço, se tornar realidade.

Como começou o futebol de rua no Brasil
O futebol de rua, ou seja, aquele futebol jogado no seu bairro e de forma não profissionalizada, começou a ser jogado no início do século XX. Ele era jogado por comunidades menos favorecidas financeiramente, e era visto como um esporte para passar o tempo livre.
Sem árbitros ou linhas de campo, o futebol era jogado de forma amadora mas com muita paixão, querendo sempre aprender novas habilidades a cada jogo. Os jogos eram combinados no final da escola ou no fim de semana, quando existia mais tempo para essas atividades.

Como jogadores famosos começaram no futebol de rua
O Brasil tem vários jogadores famosos que começaram a jogar o futebol de rua e passaram para um futebol profissional e com muito sucesso. É o caso de Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar, apenas para citar alguns exemplos. Esses jogadores começaram do “zero”, sem qualquer aprendizagem técnica anterior, e singraram no mundo fora podendo apostar em clubes por onde eles passaram através da casa de apostas Bet365. O fato de eles se tornarem profissionais foi sem dúvida graças à sua perseverança e força em alcançar seus conhos.
Assim, você tem a certeza, e também tem histórias inspiradoras, de como do “nada” você pode conseguir ser mundialmente conhecido apenas com uma habilidade, o futebol!

O estilo de jogo brasileiro
O estilo do jogo brasileiro é um estilo próprio, conhecido como estilo ginga. Esse estilo consiste no uso da fluidez, ritmo e ginga, combinados com muita improvisação, para confundir o adversário e ultrapassar as dificuldades em campo. Esse estilo é diferente dos estilos mais profissionais, e pode dar aos jogadores do nosso país uma vantagem, de alguma surpresa, perante outros adversários que estão habituados a outro tipo de estilo.
Esse estilo, de “ginga”, é associado muitas vezes à capoeira, uma arte marcial que mistura raízes africanas com raízes brasileiras.

Futebol de rua: mais do que um jogo, uma cultura
O futebol de rua faz parte da cultura brasileira, e não é apenas um jogo de futebol normal. Ele se insere na cultura dos menos desfavorecidos, mesmo na era dos celulares e computadores, muitos jovens ainda preferem jogar futebol. Ele é uma forma de arte, e ao jogar futebol na rua a sua expressão individual é tão valorizada quanto a sua experiência e técnica.

É também uma representação cultural pois é aí que se representam vários estilos, técnicas e personalidades. E é também por isso que para muitos jovens, o futebol de rua é um escape das dificuldades do dia a dia, oferecendo uma forma de alegria, liberdade e até mesmo esperança de um dia vir a ser um jogador de futebol famoso, mostrando que o sonho pode ser conquistado por qualquer um.

Publicidade
Publicidade