De acordo com dados da Nielsen, o brasileiro está menos confiante na conomia para gastar dinheiro. O nível de confança do consumidor do país caiu sete pontos no primeiro trimestre deste ano, ebaixando o índice ao menor patamar desde 2009. A certeza de que havia recessão nos três primeiro meses do ano aumentou para 85%, contra 73% indicados no trimestre anterior e 55% no mesmo período do ano passado.
Segundo o propmark, as informações foram divulgadas esta semana, na última pesquisa global Nielsen sobre Confiança do Consumidor e Intenções de Gastos, que mede as perspectivas locais de emprego, finanças pessoais e intenções de gastos imediatos entre mais de 30.000 entrevistados em acesso à internet em 60 países.
Para o especialista em tendências de mercado da Nielsen no Brasil, Ricardo Alvarenga, os brasileiros se tornram mais conservadores quanto à renda disponível, reduzindo gastos fora do lar e fazendo compras mais plenjadas.”Eles estão aumentando a parte de despesas com mercearia em lojas que oferecem vantagens financeiras, como descontos, promoções e maiores volumes, e reduzindo categorias de gastos por impulso”, exlicou.
Aqueda apresentada pelo Brasil segue tendência do restante da América Latina e está na contramão do restante do mundo. O índice na América do Norte, por exemplo, se manteve estável (106). Já na Ásia/Pacífico, um aumento elevou a pontuação (107), enquanto a subida de apenas um ponto no Oriente Médio/África levou o nível de confiança a 96 na região. Houve crescimento de um ponto no índice também na Europa. Porém, o continente continua sendo o menos otimista em relação ao nível de consumo.