Com a ajuda de Venus Williams, que é embaixadora da marca de sabonete e uma grande atleta de tênis, Nike e Dove se juntaram com o intuito de divulgar o “Body Confident Sport” (“Esporte com Confiança Corporal”, na tradução literal), um programa para treinadores que teve o desenvolvimento feito por especialistas acadêmicos, voltado para meninas de 11 a 17 anos.
“45% das adolescentes estão abandonando o esporte – e a insatisfação corporal é a principal razão para isso”, diz o site oficial da campanha.
O programa, que demorou dois anos para ser finalizado, tem a inclusão de guias em diversos idiomas com o foco de auxiliar os treinadores na hora de incentivar as suas alunas a ter confiança. O material é distribuído gratuitamente. Os interessados devem acessar o site oficial para ter acesso ao conteúdo.
A intenção da Dove e da Nike é que o “Body Confident Sport” chegue a mais de um milhão de jovens. “Globalmente, quase metade das adolescentes estão abandonando os esportes – e a baixa confiança corporal é a principal razão pela qual 💔 Fizemos uma parceria com @nikelançar o programa Body Confident Sport – uma ferramenta baseada em evidências para ajudar os treinadores a inspirar confiança nas meninas e mantê-las no esporte. Queremos alcançar meninas em todos os lugares com recursos que as ajudem a valorizar seu corpo pelo que ele pode fazer, e não pela aparência 💪 Acesse o link na bio para saber mais e compartilhe a ferramenta com um treinador que você conhece ⚽💙”, diz a publicação no Instagram da Dove para divulgar o projeto.
Nike e Dove querem dar autoconfiança para as meninas adolescentes
Segundo a publicação, o bullying é um dos fatores que fazem com que as meninas adolescentes larguem o esporte. Para termos ideia, 56%, de acordo com o Marketing Drive, falaram que já foram “ridicularizadas devido ao seu tamanho corporal” e 48% foram comunicadas que não tinham o corpo ideal para praticar aquele esporte.
“Nos esportes, as meninas muitas vezes enfrentam uma enorme pressão – não apenas em relação ao desempenho e às habilidades, mas também por causa de expectativas irrealistas em relação à sua aparência. Estou entusiasmada por trabalhar com a Dove nesta iniciativa para ajudar a nutrir a autoconfiança e a confiança das meninas, promover um ambiente positivo e mudar a conversa da aparência para a capacidade. Nosso objetivo comum é tornar o esporte um espaço mais inclusivo e acolhedor para meninas em todos os lugares”, comentou Venus Williams sobre a parceria Nike e Dove.
Foto: Pexels