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Nano influenciadores: qual o momento de investir em parcerias com o segmento?
12 de Março de 2024

Nano influenciadores: qual o momento de investir em parcerias com o segmento?

Especialista da Seven Comunicação Total explica quando aderir à estratégia

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O sucesso do mercado de influenciadores reflete-se nos números: 75% dos brasileiros já fizeram alguma compra através da recomendação de um influenciador digital, de acordo com pesquisa da Opinion Box.

Para as marcas, essa é uma ótima forma de chegar no cliente, entretanto, não são apenas os produtores de conteúdo com milhares de seguidores que têm impacto significativo, os nano influenciadores também possuem um papel importante no marketing de influência.

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Um nano influenciador é um produtor de conteúdo digital que tem entre mil e 10 mil seguidores nas redes sociais. Ele está no primeiro degrau da influência, ainda abaixo dos micro influenciadores, que possuem entre 10 mil e 100 mil seguidores. Pesquisas recentes mostram que a contratação desse serviço pode ser altamente eficaz. De acordo com o relatório Estado do Marketing de Influenciadores no Brasil, da HypeAuditor, os nano influenciadores são 79,1% dos criadores no Instagram, e possuem a maior taxa de engajamento, com 3,2%.

Segundo Valquíria dos Anjos, coordenadora de mídia da agência de publicidade Seven Comunicação Total de Santa Catarina, o mercado de influenciadores digitais já não é mais novidade, mas ainda há muito espaço para crescimento, tanto para as marcas, quanto para os produtores de conteúdo.

“Uma ação com influenciadores tem que fazer sentido para o momento que a marca está vivendo, tem que ser estratégica. Dependendo do propósito, uma ação com um nano influenciador pode ser muito mais eficaz do que com um produtor de conteúdo com público maior. Os nano influenciadores estão em alta pela capacidade de atingir um público local ou nichado, com o bônus de terem um valor mais em conta”, explica a especialista.

Se o objetivo da marca for atingir um público segmentado ou de uma localidade específica, um nano influenciador pode ser a escolha certa, já que esse grupo costuma possuir seguidores nichados, o que faz com que a comunicação seja mais assertiva. “Um exemplo pode ser uma ação para lançamento de produto em uma região específica. Além dessa vantagem, o nano influenciador costuma ter um público mais fiel, já que é visto pelos seguidores como alguém mais acessível, o que passa uma sensação de proximidade e confiança. Essas características podem ser ideais para que a ação obtenha sucesso”, afirma.

Para as empresas que estão com orçamento limitado, ou que desejam um maior retorno sobre o investimento, os nano influenciadores são uma boa escolha, já que costumam cobrar menos pelo serviço, ou até mesmo fazer uma troca por produtos.

Na prática, a parceria com esse segmento pode ser vantajosa quando estiver alinhada com os objetivos da marca, como público segmentado, maior proximidade ou confiança, menor custo, foco regional ou em nicho específico.

Foto: Pexels

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