A Mobgraphia, referência mundial em fotografia móvel, anuncia sua participação na cobertura oficial da Paralimpíada 2024, em Paris, França. Com uma abordagem inovadora e acessível, a equipe da Mobgraphia utiliza smartphones para capturar os momentos mais inspiradores e emocionantes dos atletas paralímpicos, destacando a força, a resiliência e a superação presentes em cada competição.
Com sua expertise em transformar a fotografia com celular em uma forma de arte, a Mobgraphia visa não apenas registrar as competições, mas também contar histórias que refletem a diversidade e a inclusão, pilares fundamentais da Paralimpíada. As imagens capturadas são compartilhadas através das redes sociais da Mobgraphia, oferecendo ao público uma perspectiva única e envolvente dos Jogos.
“Estamos honrados em participar de um evento tão significativo como a Paralimpíada 2024. Chamamos de ação “Conexão Brasil X Paris”. Acreditamos que a fotografia móvel tem o poder de aproximar as pessoas e dar visibilidade às histórias de superação dos atletas, inspirando milhões ao redor do mundo”, afirma Ricardo Rojas, fundador da Mobgraphia.
O Fotógrafo José Luiz Neto foi enviado para fotografar e fazer imagens em vídeo com celular de alguns jogos, arenas e bastidores. E a equipe do Brasil se dividiu na checagem de informações, edição de fotos e vídeos, elaboração de posts em português e inglês, e divulgação.
“A cobertura reflete nosso compromisso em trazer novas perspectivas e mostrar ao mundo o poder da fotografia móvel. Nossa presença em Paris é muito importante para a Mobgraphia, pois não estamos apenas cobrindo os Jogos, mas também estabelecendo uma ponte entre culturas através da arte”, afirma o fotógrafo José Luiz Neto.
As imagens e vídeos capturados com o celular são compartilhados e publicados nas plataformas digitais da Mobgraphia, permitindo que o público acompanhe de perto os detalhes e emoções que fazem da Paralimpíada.
“Paris foi a terceira Paralimpíada que cobrimos com celular. Esse projeto começou na cobertura da Paralimpíada do Rio de Janeiro, com a ação ‘Superação’, onde incluímos na equipe, fotógrafos com deficiência, como João Maia, que nunca havia participado dos Jogos, o que trouxe enorme visibilidade na mídia para a Mobgraphia e para os participantes. Hoje, João Maia tem sua própria carreira e é reconhecido como fotógrafo. Nossa proposta é dar continuidade a esse trabalho com as oficinas de fotografia com celular durante o ano, e profissionalizar cada vez mais as coberturas de eventos esportivos e culturais. Este projeto não só celebra a superação dos atletas, mas também a evolução de uma nova era na fotografia”, afirma Ricardo Rojas.
“A cobertura da Paralimpíada 2024 reflete o compromisso contínuo da Mobgraphia em usar a fotografia móvel como uma ferramenta de inclusão e expressão artística. Com imagens e vídeos que capturam a essência e a emoção dos Jogos, a Conexão Brasil X Paris promete proporcionar ao público uma visão única dos bastidores e das competições, através de uma narrativa rica e diversificada.”, explica Camila Andrade, VP de Comunicação da Mobgraphia.
A Mobgraphia também faz workshops e palestras de fotografia com celular (MobgraFia) durante o ano todo, reforçando seu papel como líder na disseminação da fotografia móvel.
Acompanhe a Mobgraphia na Paralimpíada 2024 e veja como a Conexão Brasil X Paris está redefinindo a cobertura de eventos esportivos através da fotografia móvel. @mobgraphia
José Luiz Neto
Formado em Propaganda e Marketing pela (ESPM (SP). Fotógrafo no Noir Studio e Diretor de Criação na Confraria Criativa, uma empresa especializada em catálogos de moda.
Foi professor de fotografia nas universidades da região de Blumenau (SC) coordenando o Curso Sequencial de fotografia da Universidade Regional de Blumenau (FURB) por 10 anos.
> Editor da revista NoMirror (principal referência de fotografia de celular do Brasil). www. nomirror.art.br
> Editor da revista SINTETICA, primeira revista brasileira de Imagens Criadas por Inteligência Artificial www.sintetica.art.br
> Colaborador da Mobgraphia Cultura Visual produtora do maior concurso de fotografia de celular da América do Sul). www.mobgraphia.com.br
Participou de várias exposições em Galerias e mais recentemente com a exposição Futuro Ancestral no MIS-SP
@netobnu