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Loja Virtual versus Loja Física – Qual é o melhor investimento?
23 de Julho de 2012

Loja Virtual versus Loja Física – Qual é o melhor investimento?

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Por Cristiano Chaussard 23 de Julho de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Depois de conhecer os primeiros passos para abrir sua loja na internet, aprender a fidelizar o cliente neste novo mundo e escolher entre plataforma ou ferramenta de e-commerce, chega a hora de partir para a prática.

Mas você já avaliou se este é um bom investimento?

Para auxiliá-lo nesta análise, você deve conhecer os custos de criação e expansão de mercado no mundo físico e no virtual, compará-los e descobrir o ROI (Retorno sobre o Investimento).
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Muito díficil? Posso explicar, mas recomendo que, assim como você confia no seu contador para assuntos contábeis, você confie num especialista de planejamento digital para esta tarefa.

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Quais são os custos quando você monta uma loja física ou uma loja virtual?

Compra do ponto versus endereço virtual. A vantagem do ponto físico é que o público já passa pela frente de sua vitrine, mas para que isso aconteça você já desembolsou uma fortuna, enquanto na internet você deve investir R$ 30,00 por ano para a compra de um endereço virtual (.com.br c0nhecido como domínio) e uma verba mensal de propaganda para construir um “ponto virtual” consagrado.

Divulgação. Na internet, assim como na loja física, galinha que canta o ovo vende mais. É necessário construir sua existência na internet, do contrário, você terá que gastar uma grande quantia de dinheiro antecipadamente para comprar os pontos mais consagrados da cidade. Comece fazendo links patrocinados e SEO (otimização de buscas). Se precisar de outras dicas, pergunte-me.

Ambientação. Ao ocupar seu imóvel alugado, na loja física, certamente o seu desejo será o de contratar o melhor arquiteto da cidade. Ao analisar a proposta financeira dele, é bem provável que você acabe escolhendo pelo melhor custo-benefício. Na internet você precisará de uma agência digital. Ela é a empresa responsável por entender seus desejos, estudar os argumentos e sentimentos que mais impactam o seu público-alvo e com isso planejar o ambiente gráfico com o qual o seu cliente lidará para fazer as compras. Este especialista deve ser muito experiente, portanto, cuidado com os aventureiros.

Tecnologia. Uma ferramenta ou uma plataforma? Leia mais para entender. O que posso adiantar é que uma boa plataforma substitui grande parte da equipe de vendas que você teria em sua loja física e auxilia muito na análise dos resultados e na gestão. O aluguel do espaço físico também é substituido pelo aparato tecnológico de uma plataforma (servidores, software, layout interativo, banco de dados, equipe de segurança, dentre outros items.)

Abrangência versus duplicação estrutural. Uma loja na internet está visível para todo o mundo. Sua área de atuação está restrita somente à sua capacidade de logística. Agora pense comigo, qual é o custo de duplicar sua estrutura em cada cidade que você deseja atuar versus o custo de expandir sua logística?

Fica  bastante claro que o ROI da loja virtual é infinitamente maior que o ROI da loja física. A abrangência do seu negócio na web é incomparável com o de uma loja de bairro.
Hoje, na internet brasileira, já somos 40 milhões de consumidores recorrentes. Qual é o número de consumidores-alvo da sua loja física?

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