Publicidade
Levantamento mostra que maioria das prefeituras não realiza licitação para publicidade
09 de Julho de 2009

Levantamento mostra que maioria das prefeituras não realiza licitação para publicidade

Twitter Whatsapp Facebook

09 Jul-

Santa Catarina é um dos estados com mais licitações na área

Publicidade

Levantamento realizado pela Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) mostra que a grande maioria das prefeituras brasileiras ainda não realiza licitações para serviços publicitários. Do total de 5.488 municípios brasileiros, apenas 290, ou 5,2% deles, realizaram licitações nessa área de janeiro a julho deste ano.

Embora, na área pública, muitos contratos ainda estejam em vigor, esses dados são preocupantes, pois indicam que a maioria dos municípios brasileiros ou não está cumprindo a Lei 8.666 (das Licitações) ou não está fazendo publicidade para divulgar suas ações.

O aspecto positivo apontado pela pesquisa é que o número de licitações de janeiro a julho deste ano é superior ao total de 203 municípios que licitaram estes serviços no mesmo período de 2008 e que muitos municípios o estão fazendo pela primeira vez. Segundo o presidente da Fenapro, Ricardo Nabhan, ???isso demonstra que os governos municipais começam a se conscientizar sobre a melhor forma de contratar serviços publicitários através das agências de propaganda???.

O levantamento, relativo ao período de janeiro a julho de 2009, e realizado com base em dados fornecidos pelos Sinapros (Sindicato das Agências de Propaganda) de todo o País, mostra que, incluindo Prefeituras, Câmaras Municipais das capitais brasileiras, Tribunais de Contas dos Estados e Assembléias Legislativas, foram realizadas 303 licitações de janeiro a julho de 2009, número praticamente semelhante ao de todo o ano de 2008, quando houve 308 licitações. Atualmente, as verbas em processo de licitação em apenas três municípios somam cerca de R$ 40 milhões, nas concorrências em andamento em Belo Horizonte, Florianópolis e Palmas.

Os Estados em que se verifica o maior número de licitações são Minas Gerais (62), Paraná (44), São Paulo (32), Santa Catarina (23), Mato Grosso do Sul (22) e Mato Grosso (15), acompanhando tendência de anos anteriores.

A expectativa da Fenapro, dos Sinapros e do mercado como um todo é que as licitações das contas de publicidade dos governos estaduais e municipais do País contribuam para o melhor desempenho do setor publicitário neste segundo semestre, quando novas licitações deverão ocorrer.

Publicidade