O trabalho árduo e dedicado dos jornalistas do Jornal Diário de Notícias, com sede em Criciúma e que abrange 27 municípios da região Sul de Santa Catarina, foi reconhecido na noite de quinta-feira, 26, durante a cerimônia de entrega do 9° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, em Florianópolis. Os repórteres Bruna Borges e Marciano Bortolin foram contemplados com três troféus.
Os profissionais foram premiados regionalmente nas categorias impressas e Internet, com a série de reportagens “Para onde Vai o Nosso Lixo” e com a matéria “Criação de peixe de cativeiro dá uso sustentável a áreas degradadas”, respectivamente. O destaque, entretanto, ficou na categoria Internet. O texto que enaltece o trabalho da Cooperativa de Criadores de Peixes, Recuperação Ambiental e Pesca Turística (Coopere), de Morro da Fumaça, rendeu o primeiro lugar estadual à dupla de jornalistas.
No último ano, os jornalistas levaram o nome do Diário de Notícias a nível federal, com a conquista do prêmio de jornalismo promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Além disso, o trabalho desenvolvido também foi reconhecido em premiação promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). “Com o prêmio Fatma de Jornalismo, nossa responsabilidade em levar informação com credibilidade aumenta cada vez mais. É um órgão muito sério a nível de Estado. O jornal se compromete sempre a mostrar a verdade dos fatos”, aponta o diretor geral do Diário de Notícias, Edson da Soler.