Publicidade
Jornalismo explicativo é escolhido por sites para sanar dúvidas de leitores
13 de Dezembro de 2016

Jornalismo explicativo é escolhido por sites para sanar dúvidas de leitores

Publicidade

A explicação sempre fez ou, supostamente, deveria fazer parte do trabalho de todo jornalista. Mas um “movimento” chamado jornalismo explicativo, pautado pelo esforço de entender e esmiuçar para o público os fatos, ganhou força nos últimos anos. Sites como o Me Explica? e o Por quê? mostram iniciativas que respondem possíveis dúvidas, além do tradicional lead jornalístico composto pelo “quem, o quê, quando e onde”.

Frequentemente abordado para explicar assuntos do noticiário, o jornalista Diogo Rodriguez decidiu criar, em 2013, um espaço no qual pudesse explicar coisas complicadas em forma de perguntas e respostas. Inicialmente lançado no Tumblr, o site Me Explica? destrincha assuntos nacionais, internacionais, política e também economia. Hoje, a página no Facebook conta com mais de 28 mil curtidas e interage com os visitantes para selecionar pautas.

Publicidade

Com o objetivo de ajudar o cidadão a dominar ao menos o básico do raciocínio econômico, o PQ? traz conteúdos produzidos ou supervisionados por três economistas – Carlos Eduardo Gonçalves, Mauro Rodrigues e Irineu de Carvalho Filho. Ferreira é o único jornalista de formação do grupo.

A equipe do site também conta com editores, designers e gestores de redes sociais. Eles se reúnem semanalmente para discutir e selecionar os assuntos e de que forma vão reproduzir o conteúdo – texto, áudio ou vídeo. O público também participa, enviando perguntas diárias por meio das redes sociais.

 

Fonte: Portal Imprensa

Publicidade
Publicidade