O jornal Zero Hora, do Grupo RBS, registrou um crescimento de 7% no número de leitores em janeiro de 2017 em relação ao mesmo período em 2016. Entre os cinco maiores jornais do país, auditados pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC), Zero Hora é o único que apresentou um aumento na média mensal de circulação de exemplares. O resultado positivo está relacionado ao investimento da empresa em conteúdo digital.
“O crescimento da circulação da Zero Hora se deve a nossa estratégia focada no impulsionamento das assinaturas digitais. Hoje, estamos mais presentes na vida dos leitores ao longo de todo o dia por meio dos celulares e das redes sociais e acreditamos que grande parte do nosso consumo de conteúdo virá dessas plataformas. Estamos investindo em produzir mais jornalismo e ter uma experiência excelente nos meios digitais”, afirmou a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Em comparação a 2015, a carteira de assinantes digitais da marca cresceu em 58%, impulsionado por iniciativas como o ZH Tablet, investimentos em produção de conteúdo audiovisual e forte presença nas redes sociais. Para 2017, o objetivo é expandir pelo menos 60%.
Lançada em 2015, a modalidade de assinatura ZH Tablet foi premiada no ano passado pela International Newsmedia Marketing Association (INMA) na categoria Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Assinaturas. No fim do ano, a marca ampliou as formas de distribuição do ZH Tablet, colocando o produto à venda nas Lojas Colombo, uma das maiores redes de varejo do Rio Grande do Sul. Também em 2016, graças a parceria com a empresa Três Corações, o assinante que comprasse o tablet recebia os produtos de ZH e uma máquina de café expresso e multibebidas Três Corações. Só nos últimos dois meses, a modalidade de assinatura ZH Tablet aumentou em mais 2 mil assinaturas exclusivas.
O jornal também reforçou a editoria de vídeos no ano de 2016, promovendo a jornalista Raquel Saliba a editora da área, cargo que não existia anteriormente, e fortalecendo a produção audiovisual, uma das maiores demandas dos leitores no ambiente digital. Em redes sociais, Zero Hora finalizou o ano como líder nacional de engajamento, de acordo com índice medido pelo Torabit. Atualmente, as redes sociais são responsáveis por 26% de audiência do site do jornal. Outra ferramenta importante para a entrega de conteúdo digital é o aplicativo de notícias de ZH, reformulado no ano passado para melhorar a experiência do usuário, de agosto de 2016 a janeiro de 2017 a média de acessos da plataforma foi de mais de 2 milhões.
Todos os meses, ZH impacta 5,7 milhões de leitores. De acordo com o relatório do IVC, o jornal ampliou a média de circulação por dia de 192.488 mil, em janeiro de 2016, para 205.894 mil, em janeiro de 2017. Os dados são referentes à totalidade da circulação por título, não discriminando a curva de desempenho dos exemplares impressos e digitais.