Publicidade
Iniciativa Gênero e Número é apresentada pela Agência Pública
15 de Agosto de 2016

Iniciativa Gênero e Número é apresentada pela Agência Pública

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Gênero e Número. Essa é a nova iniciativa independente da Agência Pública anunciada na última quarta-feira (10), que traz uma web revista abordando questões de gênero por meio do jornalismo de dados. 

Criada pelas jornalistas Giulliana Bianconi, Maria Lutterbach e Natalia Mazotte, a primeira edição da web revista fala sobre o esporte e mostra que as competições, como as Olimpíadas, foram criadas por e para homens.

Publicidade

“A Gênero e Número chega para contribuir com a cena do jornalismo independente no Brasil e também com o debate sobre gênero”, explica Giulliana, uma das diretoras. A ideia é tratar, mensalmente, de um tema que envolva o debate sobre desigualdade de gênero.

Para a diretora, o uso de dados na reportagem permite sair do jornalismo declaratório. “Vamos buscar dados e transformar em narrativas”, explica. O projeto receberá apoio, acompanhamento e consultoria institucional e editorial da Pública.

Além disso, a iniciativa ficará baseada, durante os primeiros seis meses, na Casa Pública, centro cultural de jornalismo mantido pela agência no Rio de Janeiro (RJ). As incubações integram a missão da Pública de apoiar e fomentar o jornalismo independente no Brasil.

“Essas experiências são intensas e ricas porque ensinam muito para a organização e também para a Pública. É um aprendizado sobre como se organizam e trabalham outras organizações e outros jornalistas”, destaca a co-diretora, Natalia Viana.

Assista abaixo ao teaser de apresentação:

 

Publicidade
Publicidade