Publicidade
Iniciativa da FIESC estimula a participação dos pais na vida escolar dos filhos
09 de Setembro de 2015

Iniciativa da FIESC estimula a participação dos pais na vida escolar dos filhos

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) está com nova campanha para estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos. A iniciativa, Pais pela Educação 2015, realizada por meio do Movimento A Indústria pela Educação, visa a estimular uma maior participação dos pais e responsáveis na vida escolar de crianças e adolescentes. Cerca de 495 mil pessoas serão impactadas pela campanha que tem apoio da Secretaria de Estado da Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A cartilha Dicas para que os pais participem mais da vida escolar dos filhos será distribuída em diversos eventos que serão promovidos pelas entidades da FIESC – SESI, SENAI e IEL. A publicação foi produzida pela Federação de forma colaborativa com o empresário Willy Frey, um entusiasta do tema. “Acredito que os empresários podem e devem ajudar seus trabalhadores a educar os filhos”, afirma Frey. Cerca de 130 mil pais de alunos da educação infantil que frequentam escolas públicas do Estado participarão de ações da campanha, que serão conduzidas pela Câmara Regional do Movimento nas 16 vice-presidências da FIESC. 

Durante o Mundo SENAI, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, 10 a 11 de setembro, a entidade promove para pais de alunos e comunidade em geral palestra sobre o tema e oferece vagas gratuitas em cursos a distância como consumo consciente, mecânica automotiva básica, meio ambiente, entre outros. 

Em Criciúma, o SESI promove em outubro o Projeto Presença no qual exibe mais de três mil bonecos de pano confeccionados a partir de desenhos dos alunos do SESI Escola Educação Infantil. Participam do projeto pais de alunos, professores e comunidade e o objetivo é chamar a atenção da sociedade para a segurança na infância e a cultura própria desta fase da vida – que valorize a brincadeira, a criatividade e o lúdico. A iniciativa, que ocorre em vários locais do mundo, é liderada no Brasil pela RedSolare, que difunde práticas pedagógicas da escola italiana Reggio Emilia, referência de qualidade no ensino infantil. 

O serviço de alimentação do SESI realizará demonstrações para 80 mil trabalhadores sobre lanches saudáveis para os filhos e o preparo de pratos com temas divertidos. Na ação Receita Minuto, os trabalhadores conhecerão preparações que podem ser realizadas com seus filhos. Na ginástica laboral, 70 mil trabalhadores receberão a cartilha e participarão do Desafio Pais pela Educação. O jogo consiste em estimular a busca por informações a respeito da vida escolar dos filhos. Participantes do Programa Atleta do Futuro também serão sensibilizados durante a campanha. 

O IEL/SC atuará na mobilização dos mais de 90 mil estudantes que integram o banco de talentos da entidade, além das instituições de ensino que são parceiras do Programa de Estágio. 

Em 2014, foram mais de 940 indústrias e 220 mil trabalhadores mobilizados, além de 38 mil pais e 35 mil alunos que participaram de atividades promovidas pela FIESC. Ações simples e rotineiras, como levar ou buscar o filho na escola, não deixar faltar sem motivo, respeitar os horários das aulas, organizar a rotina escolar, arrumar o uniforme, acompanhar o dever de casa, perguntar o que o filho aprendeu no seu dia de aula, participar das reuniões de pais, podem fazer toda a diferença para o êxito escolar dos filhos. 
 

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade