Publicidade
Heródoto Barbeiro estreia no Jornal da Record News
16 de Maio de 2011

Heródoto Barbeiro estreia no Jornal da Record News

 

O novo Jornal da Record da News foi apresentado hoje à imprensa, em coletiva realizada na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. O âncora Heródoto Barbeiro, a apresentadora Thalita Oliveira e o time de comentaristas mostraram aos jornalistas o projeto do novo noticiário da Record News. Além deles, estiveram presentes alguns dos colunistas que compõem a equipe do telejornal: David Uip (saúde), Beth Goulart (cultura), Daniel Castro (mídia e TV), Nirlando Beirão, Ricardo Kotscho (política), Roberto Macedo (economia) e Rubens Ewald Filho (cinema).  O médico Adib Jatene e o colunista de esporte, Cosme Rímoli, também serão colunistas no novo jornal.  
 
O Vice-Presidente de Jornalismo, Douglas Tavolaro, também esteve no evento e destacou: “O novo JR News tem o objetivo de consolidar o modelo de telejornalismo que a Record vem desenvolvendo há cerca de cinco anos. Faremos um noticiário que conversa com o telespectador, com linguagem fácil. O jornal terá informação como análise e profundidade de ideias”. 
 
“É muito bom participar desta equipe que participa do JR News. Uma grande equipe pensa diferente e poderemos levar mais informação e reflexão para ampliar a consciência de cidadão”, afirmou Heródoto Barbeiro. 
 
Jornal da Record News – JR News
Informação, análise, humor e interatividade marcam a estreia do Jornal da Record News, em 23 de maio. Ancorado por Heródoto Barbeiro, que divide a bancada com a apresentadora Thalita Oliveira, tem um projeto diferenciado, com uma renomada equipe de comentaristas e uma forma inédita de interação com a internet que faz dele o primeiro telejornal transmídia do país.
 
Heródoto Barbeiro, após uma bem-sucedida carreira de quase 30 anos em rádio e televisão, assume um novo desafio, na Record News. Editor-chefe e âncora do Jornal da Record News, ele traz para a emissora sua experiência, credibilidade e o desejo de fazer um jornal diferente. “Nossa missão é criar um espaço para o jornalismo que provoque reflexão, que prestigie a diversidade e trabalhe a interatividade, usando todas as ferramentas da internet. O apresentador muitas vezes só fala com o comentarista. Queremos um jornal mais ‘conversado’ com o telespectador”, explica o jornalista.  
 
“A Record News foi pioneira ao lançar o primeiro canal exclusivo de notícias da TV aberta brasileira. Agora, estamos avançando com a proposta de levar mais informação de qualidade ao público com o lançamento de um telejornal inovador. Com profissionais reconhecidos, verdadeiras referências no jornalismo e na sociedade e, ainda, o apoio do R7, o Jornal da Record News será um marco na história da emissora”, afirma Douglas Tavolaro,Vice-Presidente de Jornalismo.
 
De segunda a sexta, o time de dez especialistas, uma verdadeira seleção, analisa os principais fatos do dia com profundidade e credibilidade. Adib Jatene e David Uip (saúde), Beth Goulart (cultura),  Cosme Rímole (esporte), Daniel Castro (mídia e TV), Nirlando Beirão, Ricardo Kotscho (política), Roberto Macedo (economia) e Rubens Ewald Filho (cinema) vão se revezar na bancada. O Jornal ainda vai trazer convidados para falar do que está acontecendo de mais importante no País em todas as áreas da política ao esporte e a música. A cada dia, pelo menos três deles participarão do telejornal. 
 
Além deles, há ainda o comediante Bruno Motta, uma vez por semana com uma participação especial. Ele encena, ao vivo, um esquete de humor, satirizando destaques da semana ou assuntos e neuroses do cotidiano.
 
A presença de Bruno Motta é emblemática. Na bancada, Heródoto Barbeiro promete trazer um toque de humor para o noticiário. “Eu fazia isso no rádio e quero fazer aqui. O humor não derruba a credibilidade. Quero fazer perguntas inusitadas, fazer o público rir. O jornal deve ser descontraído. Seriedade não é o mesmo que sisudez”, afirma o jornalista.  
 
Os comentaristas, assim como Heródoto Barbeiro e Thalita Oliveira, estarão o tempo todo conectados com os telespectadores através do uso de redes sociais como Twitter e Facebook. O público poderá enviar comentários, perguntas e sugestões que podem ser lidos no ar. A interatividade começa antes mesmo de o telejornal entrar no ar. O Jornal da Record News, além de ser transmitido, na íntegra e em tempo real, pelo R7, terá início 15 minutos antes no portal, com o anúncio do que será exibido, cenas de bastidores e participação do internauta, uma verdadeira e inédita interação transmídia. 
 
Na Record News, cerca de 70 profissionais de todo o País, entre jornalistas e equipe técnica, estão envolvidas no Jornal da Record News. E além das equipes de São Paulo, o noticiário tem equipes de reportagens exclusivas em Brasília, Rio de Janeiro e Araraquara, além do apoio dos escritórios internacionais – Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Portugal e África do Sul. 
 
O Jornal da Record News vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 21h. Às 20h45, tem início a transmissão pelo R7. 
 
Heródoto Barbeiro
Trabalhou como professor de História, em colégios, cursinho e universidade – na USP, lecionou História da América – até que optou pelo jornalismo. Com cerca de 30 anos de carreira, atuou na CBN, na TV Cultura, no SBT e na TV Gazeta. Articulista em jornais, revistas e internet, tem livros publicados na área de treinamento para empresas, jornalismo e história. Recebeu prêmios como o Ayrton Senna, Libero Badaró, Comunique-se, APCAs, UNESCO, Associação dos Economistas. É membro do Conselho do “Le Monde Diplomatique”. No dia 23, o jornalista também estreia seu blog no R7.
 
 
Thalita Oliveira
Apresentadora, está há dois anos na Record, onde apresentou o “Fala Brasil”, o “Tudo a Ver” e o “Esporte Fantástico”. Na Record News, comandou o programa “Esporte Record News”. Antes, atuou no interior de São Paulo. Foi apresentadora e editora de texto do jornal “Tem Notícias”, segunda edição, da TV TEM de Sorocaba e do Globo Esporte local. Trabalhou ainda no “MG TV”, segunda edição, na Rede Integração,  no Triângulo Mineiro e no “Tem Notícias”, segunda edição,  da TV TEM de Itapetininga. Apresentadora e produtora de boletins jornalísticos da VTV, afiliada a Rede TV, em Santos. 
 
Comentaristas: 
 
Adib Jatene
Cirurgião cardiovascular, professor emérito da Faculdade de Medicina da USP, cientista brasileiro com contribuições originais na área de Bioengenharia e no campo da cirurgia cardíaca, tendo desenvolvido técnicas cirúrgicas reconhecidas internacionalmente. Participou da montagem de laboratórios para pesquisa e ensino em importantes centros médicos. Desenvolveu atividades como gestor em faculdades, hospitais e fundações e ocupou cargo de Secretário de Estado da Saúde de São Paulo e Ministro da Saúde. É Diretor Geral do Hospital do Coração – HCor  e  Coordenador da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas MEC-SESu.
 
Beth Goulart
Atriz, já atuou em mais de vinte peças de teatro desde 1974. Ganhou diversos prêmios, como  melhor atriz  do Prêmios Shell-Rio, por “Decadência”, de Steven Berkoff, em 2000,  e o Prêmio Qualidade Brasil por “Somos Irmãs”, de Sandra Louzada. Atuou ainda em peças como “O Jardim das Cerejeiras” de Tchekov, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago e “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, no qual assina direção, adaptação e interpretação. Participou de vinte novelas, especiais de TV e minisséries. Cantora, já fez vários shows e gravou três discos. Atualmente faz parte do elenco da novela da Record “Vidas em Jogo”, de Cristianne Fridman, na qual interpreta a personagem Regina.
 
Bruno Motta
Ator e publicitário. Sua primeira participação como comediante stand up foi em 1998, no Prêmio Multishow de Bom Humor, do qual foi um dos cinco vencedores.  Um dos pioneiros em stand up no Brasil, fez participações marcantes em programas de TV e durante dois anos  participou  do núcleo de humor da MTV, como responsável pelo texto dos programas “15 Minutos”e “Furo MTV”, programa de humor e notícias no qual também atuou como repórter e colunista. É apresentador de “Improvável”, webserie de improviso e humor com mais de 150 milhões de visitas. Seu canal particular de vídeos no You Tube está entre os 15 mais vistos e assinados do mundo.
 
Cosme RÍmolI
Trabalhou 22 anos no “Jornal da Tarde”. Começou com o blog no UOL, no início de 2009. Em sete meses, teve mais de 11 milhões de acessos. Cobriu as últimas cinco Copas do Mundo, cinco Eliminatórias para a Copa, quatro Copas América e dezenas de finais entre Libertadores, Brasileiros e Campeonatos Paulistas. Ganhou o Prêmio Aceesp por seis vezes, como o melhor repórter esportivo de jornais e revistas de São Paulo nos anos 2000, 2001, 2005, 2006, 2007 e 2008. Atualmente, seu blog está no portal R7. 
 
David Uip
Médico Infectologista, é diretor técnico de Departamento do Instituto de Infectologia Emilio Ribas. Graduado pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, Mestre, Doutor e Professor Livre Docente em Medicina na Área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP. É professor livre docente e professor Titular do Departamento de Clínica Médica da F.U.A.B.C. Foi diretor presidente da Fundação Zerbini, diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP e assessor especial Estado de São Paulo, no mandato de Mário Covas. Coordenador do Programa de AIDS e Endemias de Angola.
 
Daniel Castro
Blogueiro do R7, é jornalista desde 1999. Foi contratado pela “Folha de S. Paulo” em 1991. Depois de três anos, trabalhou no “Notícias Populares”, onde permaneceu por um ano e meio. Retornou à “Folha”  em agosto de 1996, quando passou a integrar a equipe de repórteres do “TV Folha”, extinto suplemento de televisão do jornal. Entre 1999 e 2000, foi repórter da “Ilustrada”. Em julho de 2000, tornou-se colunista de televisão, cargo que ocupou até setembro de 2009. Graduado em Jornalismo, atualmente, estuda cinema (Técnico em Direção Cinematográfica) na Academia Internacional de Cinema (AIC).
 
Nirlando Beirão
Estudou Ciências Sociais na UFMG e na UFRJ. É jornalista desde 1967 e tem oito livros publicados. Participou do lançamento de várias revistas: “Caras”, “IstoÉ”, “Senhor”, “Forbes”(Brasil) e “Wish Report” e, agora, “Status”. Foi editor de política e geral de “Veja”; editor de cultura e correspondente em Nova York de “IstoÉ”; colunista do “Estado de S. Paulo” (coluna Galeria); editor de “Playboy”; e correspondente em San Francisco, California, e colunista de “Carta Capital” (Coluna Estilo). Foi cronista do jornal “O Tempo” e do “Estado de Minas”/“Correio Braziliense”. Hoje, é também diretor-adjunto da revista “Brasileiros”.
 
Ricardo Kotscho
Jornalista desde 1964, já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, editor, chefe de reportagem e diretor de redação. Foi correspondente na Europa nos anos 70 e exerceu o cargo de Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Lula, no período 2003-2004. Ganhou os prêmios Esso, Herzog, Carlito Maia e Cláudio Abramo, entre outros. Em 2008, foi um dos cinco jornalistas brasileiros contemplados com o Troféu Especial de Imprensa da ONU. Tem 19 livros publicados, entre eles, “Do Golpe ao Planalto – Uma Vida de Repórter”.  Um dos fundadores da revista “Brasileiros”, criada há quatro anos, atua também como repórter especial da publicação. Seu blog, “Balaio do Kotscho”, passa a fazer parte do R7 a partir do dia 23 de maio. 
 
Roberto Macedo
Economista pela USP com mestrado e doutorado em Harvard (EUA). É articulista do jornal “O Estado de S. Paulo”, consultor nas áreas de Economia e Ensino Superior e professor associado da FAAP. Foi professor titular, chefe do Departamento de Economia e diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. No governo federal, exerceu os cargos de secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e presidente do IPEA. No setor privado, foi presidente da Eletros, associação de fabricantes de eletroeletrônicos, e do Sindicato de Distribuidores de Gás de Petróleo.
 
Rubens Ewald Filho
Com mais de 40 anos de profissão, foi o  primeiro a escrever sobre filmes na TV, sobre vídeo, depois sobre DVD. Hoje, tem um blog no R7. Também é conhecido como o homem do Oscar, depois de comentar 25 vezes a festa dos Academy Awards para o Brasil. Já trabalhou nos principais órgãos de imprensa do Brasil (de “Veja” a “O Estado de S. Paulo”), nas emissoras de televisão.  É autor de 30 livros , entre eles “O Cinema vai à Mesa”, em parceria com Nilu Lebert e do “Dicionário de Cineastas”, editado pela primeira vez em 1977,  o único de seu gênero no Brasil. Também escreveu telenovelas (a premiada “Éramos Seis”), foi ator e roteirista de cinema. Professor de pós-graduação da FAAP.
 

WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade