O Sony World Photography Awards, a maior competição de fotografia do mundo, anunciou seus vencedores. Entre os premiados na categoria Profissionais, três fotógrafos da Getty Images foram destaque: John Moore, dos Estados Unidos; Giulio di Sturco, da Itália; e Brent Stirton, da África do Sul.
As fotos de John Moore foram tiradas durante duas viagens à Monróvia, capital da Libéria, que tornou-se o epicentro do ebola na África Ocidental no verão de 2014. São registros comoventes de doentes em isolamento, famílias desesperadas e médicos em ação. Além de colocarem o fotógrafo entre os vencedores do Sony World Photography Awards na categoria Assuntos Atuais, as fotos foram fundamentais para chamar a atenção de entidades internacionais, resultando em maior assistência às vítimas.
Já Giulio di Sturco, do Reportage by Getty Images, foi um dos vencedores da categoria Paisagem, com a série Ganges, a morte de um rio. Apesar de o Ganges ter uma gigantesca importância na vida de milhares de indianos, tornou-se um dos mais poluídos do mundo, e é essa incoerência retratada pelo italiano que nos deixa uma pergunta: estaria o Ganges destinado à morte ou ainda há esperanças?
E por fim, Brent Stirton, que foi segundo lugar na edição 2010 do prêmio na categoria Fotojornalismo e Documentário, aparece entre os premiados da edição 2015, dessa vez na categoria Artes e Cultura. Sua série O Último Samurai teve como principais objetivos registrar o que permaneceu dessa tradição e analisar o significado do sistema de valores dos Samurais no Japão contemporâneo.
Os premiados ainda disputarão um prêmio de U$ 25.000 e o título Fotógrafo do Ano, além de terem suas fotos publicadas na edição 2015 do livro Sony World Photography Awards. Saiba mais no endereço worldphoto.org.