Projeto Facebook para Jornalismo vai atuar
em três frentes: desenvolvimento de produtos,
treinamentos e ferramentas para jornalistas
A iniciativa do Facebook é global e tem como objetivo aproximar os usuários, engenheiros e desenvolvedores da plataforma à indústria jornalística. De acordo com comunicado da empresa, a intenção é ampliar as colaborações com as empresas de mídia. “O objetivo é desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e conversar com publishers e educadores para entender como podemos ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital”, diz o comunicado da empresa.
Em relação ao desenvolvimento de novos produtos, a rede social deve mobilizar um time exclusivo para o tema. “Isso se dará por meio da conexão de nossos times de produto e engenharia para que possamos construir juntos desde os estágios iniciais o processo de desenvolvimento de produtos”, diz a nota. O objetivo é colocar á disposição das empresas as principais ferramentas do Facebook. “Queremos trabalhar com nossos parceiros para desenvolver nossos formatos atuais – Live, 360, Instant Articles. “
De acordo com o Facebook, a ideia do projeto surgiu de conversas com editores que demonstraram o desejo em oferecer pacotes de reportagens para seus leitores mais assíduos no Facebook. “Estamos em contato com uma série de parceiros — incluindo Washington Post, Fox News, El País e Hindustan Times — para encontrar um jeito de fazer isso da melhor forma. Vamos começar testando o uso de Instant Articles para essa finalidade, de modo que os leitores possam ver múltiplas matérias de seus veículos de imprensa favoritos. Isso é um teste preliminar e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para tornar esse produto relevante para eles. ” Para ler mais sobre este assunto acesse a página do Meio&Mensagem.