Publicidade
Evento internacional da ABERT: “1º Seminario Ibero-Brasileño de Rádio y Televisión”
27 de Novembro de 2023

Evento internacional da ABERT: “1º Seminario Ibero-Brasileño de Rádio y Televisión”

O evento será realizado no dia 4/12, na Casa de América, em Madri (Espanha)

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Representantes dos maiores grupos de comunicação espanhóis confirmaram participação nos painéis do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Rádio y Televisión, evento internacional promovido pela ABERT.

O encontro reunirá empresários, personalidades da radiodifusão e autoridades políticas do Brasil e da Espanha, em 4/12, na Casa de América, na capital espanhola, Madri. Os participantes podem ainda aproveitar os pacotes com condições especiais para passagens aéreas, hospedagem e seguros.

Publicidade

Diversos temas serão mencionados, entre eles: O panorama da radiodifusão dos dois países, a assimetria regulatória entre o setor e as plataformas digitais, a regulamentação da remuneração pelo uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia e a chegada da Inteligência Artificial.

Lara Resende e Lobato Flôres se encontraram com o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro. Os representantes da ABERT agradeceram o apoio institucional da Embaixada brasileira ao evento. Também participaram da reunião, a assessora Comercial da Embaixada, Liuska de Lima, e o chefe do Conselho Comercial, Flávio Bettarello.  Na sequência, o encontro foi com o secretário-geral de Telecomunicações da Espanha, Matias González.

“O novo cenário de competição na indústria de mídia: assimetrias, marco regulatório das big techs e outras iniciativas” terá participação diretor geral da Associação Espanhola de Rádio Comercial, Julián Velasco; o diretor do grupo MARCA, Juan Ignacio Gallardo; a diretora geral Adjunta da Organização dos Serviços de Comunicação Audiovisual da Secretaria de Telecomunicações do Governo da Espanha, Cristina Morales Puerta e o diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da ATRESMEDIA, Miguel Langle. A mediação será feita pelo conselheiro da ABERT e diretor de Tecnologia e Operações do SBT Roberto Franco.

Flávio Lara Resende, presidente da ABERT, mediará o painel “A colaboração público-privada entre Brasil e Espanha”, que terá como palestrantes o chefe do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil em Madri, Flávio Bettarello, a diretora da Fundação Conselho Espanha-Brasil (FCEB), Berta Fuertes Ferragut, e o presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Antônio Carlos da Silveira Pinheiro.

“Perspectivas e panorama das leis internacionais de remuneração das atividades jornalísticas pelas plataformas de internet”, será conduzido pelo presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e conselheiro da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

Entre os convidados para debater o assunto estão o decano da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Internacional da Catalunha (UIC Barcelona), Pedro Sigaud Sellos; a vice-presidente da ASICOM (Asociación Iberoamericana de la Comunicación), Laura Galguera; o coordenador digital da ÁBSIDE MEDIA (COPE), Jose Angel Cuadrado; e a diretora de estratégia da Agência EFE, Soledad Álvarez Martín.

 

Presença de autoridades brasileiras e espanholas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, será um dos palestrantes da abertura do evento, às 10h. Além disso, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, o diretor geral da Casa de América, embaixador Enrique Ojeda, o presidente da Fundação Conselho Espanha-Brasil (FCEB), Antonio Huertas, o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo, e o presidente da FUNCEX, Antônio Carlos da Silveira Pinheiro, também confirmaram presença.

Na agência de notícias Europa Press, o presidente executivo Asís Martín Cabiedes elogiou a programação do seminário da ABERT e confirmou participação, ressaltando a preocupação com o uso do conteúdo jornalístico pelas gigantes de tecnologia, que deverá ser agravado em tempos de inteligência artificial.

O 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio y Televisión tem o apoio institucional da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (FUNCEX), Embaixada do Brasil na Espanha, Casa de América e Fundação Conselho Espanha-Brasil.

Para inscrições gratuitas, acesse aqui!

Descontos especiais aos participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión

Uma parceria entre o ISE Business School e a Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra oferece descontos especiais aos participantes do 1º Seminario Ibero-Brasileño de Radio e Televisión para o curso de curta duração sobre “Transformação Digital na Mídia”, nos dias 30/11 (quinta-feira) e 1/12 de dezembro (sexta-feira), na conceituada instituição, em Madri.

Voltado para gestão de empresas de mídia, com debates sobre o futuro da indústria de mídia, o curso contará com a participação de renomados professores e convidados da Universidade de Navarra.

As informações sobre o curso estão disponíveis aqui.

Publicidade
Publicidade