O noticiário tem estreia programada para sábado, 16/04, às 20h30 na TV Rá Tim Bum. A atração quer levar conteúdo para o público infantil.
Cursando o segundo ano da graduação em artes cênicas, a nova âncora do país já tem experiência na televisão, estrelando comerciais, participando das séries ‘PSI’, da HBO, e ‘Beleza S/A’, da GNT e gravando um curta, além de aparecer em uma websérie. Apesar de jovem, ela já tem a certeza de querer construir carreira na mídia. “Eu amo trabalhar nessa área”, conta.
Produzido em parceria com a ONG holandesa Free Press Unlimited, o ‘Repórter Rá Teen Bum’ deve ocupar a grade da TV Cultura a partir de julho, conforme adianta a equipe de comunicação do canal. Desde já, a atração entra para a história como o “primeiro jornalístico da televisão brasileira feito para crianças”.
O novo programa integra a rede WaDaDa – Kids For News, que marca presença em 16 países. O projeto internacional tem “a missão de levar conteúdo de não ficção para um público acostumado à fantasia, a proposta traz notícias e análises de temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, como a adaptação dos refugiados sírios, falta d’água e vida política”.
Parcerias locais e internacionais
O ‘Repórter Rá Teen Bum’ tem como público-alvo telespectadores de seis a 10 anos. Para se diferenciar dos telejornais tradicionais, a nova produção vai ignorar especialistas e fontes oficiais relacionadas às pautas abordadas. O noticiário fará com que crianças e adolescentes contem suas próprias histórias na televisão. A ideia é facilitar o entendimento do material repercutido.
A direção da Fundação Padre Anchieta valoriza o trabalho conjunto para a produção do noticiário infantil. A empresa de comunicação vinculada ao governo estadual de São Paulo destaca que o projeto permitirá aos jovens telespectadores contato com diferentes realidades, tendo acesso a reportagens produzidas em outros países, como África do Sul, Bangladesh, Bolívia e Nicarágua. Além disso, o programa conta com matérias produzidas por cinco emissoras públicas locais: É-Paraná (Paraná), TV Brasil Central (Goiás), TV Cultura (Pará), TV Nova Nordeste (Brasília e Pernambuco) e Top Cultura (Minas Gerais).
Formato e exibição
Elaborado para ter 52 episódios, com 12 minutos de exibição cada, o telejornal irá ao ar originalmente nas noites de sábado, pela TV Rá Tim Bum, contanto com reprises aos domingos (20h30) e às quintas (19h45). O noticiário contará, conforme registrado em comunicado enviado à imprensa, com quatro quadros. Confira, abaixo, a descrição de cada conteúdo.
‘Gira Girou’
Abastecido com as matérias que integram a rede internacional WaDaDa, o quadro apresenta o que acontece no mundo para as crianças brasileiras. Desde fatos inusitados até antigas tradições ganham espaço na faixa.
‘Você viu?’
O Brasil atual entra em cena no quadro, que traz curiosidades e novidades que interessam ao universo infantil.
‘É Nóis’
É o espaço para o adolescente e a criança mostrarem ao mundo sua realidade e seu ponto de vista. Com uma câmera na mão, eles mesmos produzem e apresentam a reportagem.
Oriundo do Comunique-se