Na madrugada desta sexta-feira (29) para sábado (30), estreia o primeiro Som Brasil em 2011, na RBS TV. O programa especial da Rede Globo homenageia Nelson Motta e novos talentos interpretam composições do letrista. Esta é a primeira vez que a atração presta homenagem a um letrista. Performances de versões inéditas das canções serão exibidas pela curitibana Marjorie Estiano, pelos cearenses do Cidadão Instigado, pelo paulista Leo Cavalcanti e pelo carioca D’Black. Nelson acompanhou todas as apresentações do estúdio, observando ao vivo o desempenho das bandas e conversando com Patrícia Pillar, que retoma o posto de apresentadora.
