Publicidade
Estágio Curricular Supervisionado torna-se obrigatório no curso de Jornalismo
09 de Junho de 2015

Estágio Curricular Supervisionado torna-se obrigatório no curso de Jornalismo

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Foi divulgada esta semana pela FENAJ e pela FNPJ o regulamento de estágio supervisionado das escolas de Jornalismo. O documento foi elaborado com o objetivo de contribuir com a adequação dos Cursos de Jornalismo do país às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).

Historicamente as entidades de Jornalismo defendem a não obrigatoriedade do estágio, mas sim, a sua realização dentro de critérios de qualificação da formação profissional dos jornalistas. Isto, é incentivado. O que continua proibido é fazer uso da mão-de-obra do estudante de Jornalismo como recurso barato, como pretexto de estágio, e sem os benefícios que um jornalista formado normalmente recebe. Isto é um desrespeito à legislação trabalhista e a este regulamento.

Publicidade

O estágio acadêmico supervisionado voltou a ser obrigatório, mas incorporando critérios recomendados no Programa de Qualidade e demais posições do FNPJ e da FENAJ. As DCNs também preveem que, para elaboração do projeto de estágio curricular supervisionado (obrigatório), os Cursos de Jornalismo observem a legislação, bem como as recomendações das entidades profissionais do campo.

A FENAJ e a FNPJ trabalharam durante meses para apresentar e subsidiar Cursos e Sindicatos com as orientações como base para elaboração e desenvolvimento de seus Regulamentos de Estágio Supervisionado.

Clique aqui para conferir o documento.

 

* Crédito Imagem: IMD Investix

Publicidade
Publicidade