Em tempos desafiadores, Santa Catarina tem muito a ensinar. É da natureza do Estado a busca por caminhos para superar as dificuldades e os exemplos vêm da sua própria gente, na diversificada economia e no espírito empreendedor. Este é o ponto central do projeto SC Que Dá Certo, que a RBS TV apresentou ao mercado na última sexta-feira, 08/07. Mais do que um projeto, trata-se de um movimento para inspirar os catarinenses.
No pré-lançamento realizado em Florianópolis, com a presença dos parceiros que acreditam na importância de iniciativas que incentivem a troca de experiências, estavam presentes o diretor de desenvolvimento institucional e indústria da Fiesc, Carlos Henrique Fonseca, o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier juntamente com o diretor-executivo da Fecoagro, Ivan Ramos. Num breve debate, eles deram uma prévia do que virá nos futuros painéis.
SC Que Dá Certo
O projeto teve início em 2015 e volta com força neste ano, mobilizando as principais regiões catarinenses a partir de uma série de painéis de debates no formato talk show, além de uma grande abordagem do tema em todos os veículos: RBS TV, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, A Notícia, Hora SC, CBN Diário, Atlântida, Itapema e no portal G1. A primeira edição do painel será em Florianópolis, no dia 20 de julho, às 18h15, na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e terá como debatedores os empresários Edson Silva (presidente do Grupo Nexxera), Donato Ramos (sócio-diretor da Imaginarium) e Thiago Ribeiro (proprietário da Dona Fulana).
A participação é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia no site SC Que Dá Certo a partir de quarta-feira (13).
Em entrevista ao AcontecendoAqui o diretor comercial e de marketing da RBS TV, Delton Batista, e o diretor de jornalismo da emissora, Eurico Meira da Costa, falam sobre a expectativa com o projeto que visa criar um amplo ambiente de negócios e valorização no Estado.
AcontecendoAqui – Neste momento de adversidades na economia, qual a receptividade que vocês esperam em relação ao projeto?
Delton – O SC Que Dá Certo é hoje o maior projeto publicitário e de comunicação multiplataforma de Santa Catarina. De início ele cumpre seu papel de valorização do ambiente de negócios em Santa Catarina através do marketing da verdade, compartilhando experiências e histórias de sucesso. Guardadas as devidas proporções terá aqui o impacto similar ao que representou a campanha Gente Que Faz, do banco Bamerindus, no Brasil durante a década de 1990.
Acontecendo Aqui – O SC Que Dá Certo volta revigorado e, do ponto de vista das parcerias, muito bem prestigiado na sua relevância, não é?
Delton – Do ponto de vista da comercialização ele já é um sucesso também, com a adesão de quatro grandes parceiros e patrocinadores que acreditaram nessa ideia. Essas marcas, bem como os exemplos que levaremos ao público, serão identificadas como parte dessa Santa Catarina que dá certo. Temos muita ambição com esse movimento que, pela primeira vez na história, reúne tantas lideranças em torno de um projeto do gênero. Desta forma vamos focar a força regional, nas suas diferentes vocações.
Santa Catarina vive um ambiente especial e se diferencia positivamente em vários segmentos, como turismo de qualidade, o agronegócio a indústria diversificada, o varejo e o empreendedorismo. Por outro lado, ainda é muito tímido em promover o seu marketing. É uma questão cultural, de quem trabalha para fazer bem feito e com sucesso, mas que pode usar melhor a comunicação como ferramenta de construção de construção de marcas e agregar valor aos produtos e serviços daqui.
Acontecendo Aqui – É possível esperar uma continuidade do projeto?
Delton – Certamente. A ideia é que ele avance para além destes três meses iniciais, se renovando em 2017. A globalização nos coloca em um mundo de disputas de ideias e marcas. Temos produtos fortes e boas ideias e é preciso difundir e compartilhar com a sociedade. Sob essa perspectiva eu penso como é fundamental o papel da comunicação em despertar a atenção do consumidor e fazer girar a economia. O SC Que Dá Certo visa justamente isso: mostrar a condição especial de um Estado a partir das suas histórias de sucesso e superação.
Acontecendo Aqui – O projeto começou em 2015 em meio a um ambiente adverso da economia com uma ação muito forte na área editorial.
Eurico – No início de 2015 fizemos uma discussão no comitê editorial da RBS e chegamos à conclusão de que precisávamos trazer para a nossa pauta um conteúdo que apontasse para as pessoas caminhos e soluções para superar as adversidades na economia. Disso veio a ideia de trazer histórias de pessoas e profissionais que enxergaram saídas inovadoras e com sucesso. Foi uma iniciativa editorial, que envolveu todos os veículos do grupo e se estendeu de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul.
A ação foi pautada a partir da produção de conteúdo editorial, com reportagens e entrevistas focadas em exemplos de empreendedorismo e superação. A RBS TV seguiu apostando ao longo do ano, principalmente com o telejornal RBS Notícias que adotou o selo SC Que Dá Certo em suas pautas. Percebemos que era importante estabelecer alguns padrões, como por exemplo, focarmos nossa cobertura em cases da iniciativa privada e não do poder público, porque entendemos que é obrigação do setor público gerar condições para enfrentar os problemas.
Acontecendo Aqui – E como foi o planejamento para esta nova fase?
Eurico – Ao fim do ano passado houve um entendimento de que tínhamos condições de continuar para além do conteúdo editorial e da tela da tevê como uma mobilização. Pensamos então neste evento que é o Painel SC Que Dá Certo, percorrendo o Estado expondo casos de sucesso de empresas dos mais variados segmentos em um ambiente de troca de ideias e valorização de iniciativas dos catarinenses.
Esse projeto criou um novo cenário para continuarmos com a produção forte de conteúdo em nossos veículos também e contribuir para reflexões importantes. E o Painel SC Que Dá Certo traz uma carga de energia ao nosso conteúdo, tornando-o mais atrativo. Serão seis regiões visitadas, começando por Florianópolis e depois Blumenau (2/08, auditório do Senai), Joinville (17/8, auditório da Acij), Criciúma (30/8, auditório da Acic), Chapecó (13/9, auditório do Sicoob/MaxCrédito) e Lages (27/9, auditório da CDL)
Acontecendo Aqui – Como estratégia, essa ação revela também um novo posicionamento de atuação da RBS TV?
Eurico – O momento atual da economia representa também a oportunidade para a renovação de causas e processos. Ele cria novas circunstâncias e serve para mobilizar. Nosso desafio é, através da prestação de serviço, ser relevante para o público, ajudando a criar condições para evoluirmos e crescermos.