Publicidade
Ensino de qualidade é tema de congresso de educação da LBV
24 de Junho de 2011

Ensino de qualidade é tema de congresso de educação da LBV

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, a Legião da Boa Vontade realizará seu 10º Congresso Internacional de Educação. Sob o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o evento ocorrerá no Instituto de Educação José de Paiva Netto (Av. Rudge, 700, Bom Retiro, São Paulo/SP). O encontro, que reúne pesquisadores e docentes, estudantes de Pedagogia, gestores de instituições escolares e profissionais de áreas afins, objetiva fomentar a discussão sobre a importância de se agregarem valores à formação intelectual do discente, visando um ensino que alie qualidade pedagógica à Espiritualidade Ecumênica, essenciais para a promoção da Cultura de Paz. 

 
Palestrarão no congresso Içami Tiba, psiquiatra, consultor de família e escritor; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC); Neide de Aquino Noffs, doutora em Educação, diretora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Jairo de Paula, mestre em Educação, pós-graduado em marketing empresarial,  especialista em artes cênicas e musicoterapia; Silvana Pepe, licenciada em Letras, pedagoga nas áreas de Orientação Educacional e Administração Escolar, consultora educacional e assessora pedagógica; Sueli Ramalho Segala, graduada em Letras,  especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e graduanda em Letras/Língua Brasileira de Sinais (Libras); Vasco Pedro Moretto, mestre em Didática das Ciências, licenciado em Física e especialista em Avaliação Institucional; e Suelí Periotto, pedagoga e mestranda em “Educação: Currículo”, supervisora da linha pedagógica da LBV e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto.
 
A programação ainda abrange 14 oficinas pedagógicas: “Apresentar valores versus educar com valores”; “Contando histórias para aprender e brincar”; “Cultivando novas ideias: inovando o conhecimento da arte”; “Descobrindo o encantamento do alfabetizar”; “Dinâmica da vida: o contexto na aprendizagem”; “Estimulação motora e seu papel no desenvolvimento infantil”; “Leitura e avaliação: estratégias para fidelizar o educando”; “Literatura infantil: contar e encantar”; “Motivação contínua nas ações da educação infantil e séries iniciais”; “Musicalização para um despertar interdisciplinar”; “O brincar como eixo norteador do desenvolvimento e da aprendizagem”; “Resolução de situações-problema: um desafio”; “Trocando figurinhas na arte de aprender brincando”; e “Utilizando novas tecnologias nas aulas de Ciências Humanas”.
 
As inscrições para o congresso podem ser feitas no hotsite www.boavontade.com/congressodeeducacao ou pelos tels. (11) 3361-6078 e 3225-4590. 
 
Metodologia de ensino que alia valores ao intelecto
Criada pelo diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, o jornalista e educador José de Paiva Netto, e aplicada, com sucesso, na rede de ensino e nos programas sociais da Instituição, a linha educacional da LBV é formada pela Pedagogia do Afeto, que direciona as atividades para crianças até os 10 anos de idade, e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, ministrada no trabalho realizado a partir dos 11 anos. Essa proposta pedagógica, cujo objetivo primordial consiste na promoção da Cultura de Paz, possui metodologia própria: o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), por meio do qual os educandos são continuamente incentivados à pesquisa. Outro diferencial desse método é a vivência dos valores éticos, ecumênicos e espirituais, que é estendida às comunidades em que os alunos estão inseridos. Vale ressaltar que as unidades escolares da Instituição, por apresentarem índice de evasão zero e convívio dos alunos entre si e com a equipe de profissionais sem situações de agressividade, têm compartilhado com as organizações que as procuram as boas práticas empreendidas, que refletem positivamente nos espaços frequentados pelos estudantes. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade