A Orbenk, empresa especializada na limpeza profissional, serviços técnicos e terceirização de mão de obra, é a primeira empresa catarinense a participar da série “Chefe Secreto”, do programa Fantástico, da TV Globo. As gravações passaram por quatro cidades catarinenses em que a empresa opera e foram realizadas em uma maratona de cinco dias.
O case da Orbenk, que teve início das gravações em junho de 2016, será veiculado em dois episódios, cada um de 15 minutos, a ser veiculados nos dias 5 e 12 de fevereiro. Florisvaldo Medeiros, diretor administrativo e de planejamento, “infiltrou-se” e trabalhou disfarçado, entre os colaboradores, observando de perto suas rotinas e identificando processos que possam ser melhorados e aperfeiçoados. Formado em Economia, Floris, como é conhecido, atua há mais de 20 anos em gestão empresarial e reestruturação de empresas. Desde 2009, está na diretoria da Orbenk.
No programa, o gestor assume a identidade de Henrique dos Santos, personagem criado com inspiração no filho do diretor, e trabalha em várias atividades relacionadas aos serviços que a empresa presta aos clientes.
Além de compreender o processo da Orbenk com maior proximidade, foi uma oportunidade para Floris conhecer as histórias de vida e sonhos de alguns colaboradores. “Foi uma experiência fantástica. Faria tudo novamente. No meu estilo de gestão, sempre digo que é necessário entender o negócio. Nesse projeto, pude não só entender, mas vivenciar o que se faz”, disse o gestor. Uma das maiores surpresas foi a receptividade entre os “colegas” e os valores que identificou nas pessoas com quem conviveu. Já uma das dificuldades, o cansaço físico – emagreceu quase dois quilos na experiência. “Mas foi essencial para evidenciar o valor do trabalho dos colaboradores, como também o amor, a sinceridade e dedicação de nossas equipes.”
Em sua terceira temporada, o “Chefe Secreto”, apresentado pelo consultor de carreiras Max Gehringer, é uma adaptação brasileira do formato inglês Undercover Boss.