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Dicas para captar, fidelizar e encantar clientes no e-commerce
30 de Abril de 2012

Dicas para captar, fidelizar e encantar clientes no e-commerce

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Por Cristiano Chaussard 30 de Abril de 2012 | Atualizado 03 de Dezembro de 2021

Saudações lojista, saudações publicitário!

Depois do primeiro e do segundo passo para iniciar no e-commerce e das três primeiras dicas para acertar em cheio no e-commerce, veremos mais três dicas para captar, fidelizar e encantar seus clientes.
 
Agora você já:
1) conhece o potencial de uma loja com operação de vendas na internet;
2) entende a necessidade de transmitir confiança para o cliente através de um ambiente virtual com design confortável;
3) relaciona-se com seu público aonde ele gosta de estar (nas redes sociais); 
4) busca seus clientes pelo interesse de suas buscas com a otimização de sua loja para os mecanismos de busca;
 
Podemos a partir deste artigo iniciar a busca por um número maior de clientes.
 
  
 
Cupons de desconto podem captar muitos clientes e fidelizá-los
Uma das mais básicas funcionalidades de uma loja virtual, disponibilizada por todas as boas plataformas de e-commerce, é capaz de ativar a visitação à sua loja como uma bomba. 

Cadastre um cupom e distribua-o em sua loja física ou na loja de um amigo que não concorra com a sua. Aproveite e capte o e-mail do cliente em troca do cupom. Se quiser qualificar seu público na internet, ofereça o cupom para quem comprar em sua loja física mais do que R$ 150,00 (por exemplo).
Ofereça 15% de desconto (com validade limitada por duas semanas) a todos os clientes que terminarem uma compra em sua loja virtual. Essa estratégia funcionará com muito mais eficácia do que um cartão fidelidade.

Os cupons podem ser uma grande alavanca, mas cuidado, o uso deve ser muito consciente, uma vez que você estará sacrificando sua margem para ganhar volume e recorrência de compras.

Cupons de desconto podem sim ser comparados com as promoções e liquidações que são feitas em lojas físicas.
 
O e-mail marketing só é interessante para quem se interessa
Por isso cuidado com o e-mail marketing, ele pode ser comparado a panfletagem de rua que tanta gente joga fora e acabar virando SPAM se você não tomar o cuidado de seguir as regras do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação do Email-Marketing. Recomento fortemente o uso de uma ferramenta adequada e a contatação de um especialista. Consulte sua agência.
 
Como um boletim periódico enviado na frequência adequada aos seus clientes e visitantes é uma ferramenta de vendas excelente. É pró-ativa e permite o diálogo.
 
O objetivo do e-mail marketing é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o melhor caminho para o seu site. Mas lembre-se, a newsletter só é eficaz se trouxer alguma utilidade para as destinatários tais como informações de valor e, eventualmente,  produtos em condições especiais.
 
Utilize o e-mail marketing também para lembrar o cliente daquele produto que não existia no estoque quando ele se interessou e direcione o conteúdo para os produtos correlacionados ao interesse de cada grupo. Segmente!
 
Atendimento em tempo real
Disponibilize uma ferramenta de chat online que permita abordar o cliente que está navegando e ofereça ajuda para a compra. Uma abordagem informativa e atenciosa pode encantar o cliente e ser o seu diferencial para as outras lojas virtuais.
O SAC também é uma solução. O 0800 permite que seu cliente saiba que sua loja é séria e confiável e em conjunto com o chat pode ser uma opção de atendimento encantadora e mais adequada para compradores de mais idade.
Evite atender com impessoalidade, ninguém quer falar com um robô.
 
Siga essas dicas e bons negócios!

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