Publicidade
Curso de Jornalismo da Unisul comemora 20 anos
19 de Junho de 2012

Curso de Jornalismo da Unisul comemora 20 anos

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Há 20 anos, a Unisul dava os primeiros passos rumo à formação de comunicadores, ao criar o curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Nesta semana, de 18 a 20/6, a partir das 19h30, no Bloco Cettal da Unisul campus Tubarão, mais de 250 acadêmicos efetivos, além de professores e egressos do curso, apresentam suas produções que, dentre outros temas, irão compartilhar fatos que marcaram a história das habilitações em Jornalismo e de Publicidade e Propaganda, que foi criada cinco anos depois.

“Tenho orgulho de ser graduada pela Unisul, na primeira turma. Sinto mais orgulho ainda em participar até hoje desta história e de ter dado uma contribuição na trajetória do curso, onde aprendo todos os dias, dividindo os conhecimentos com os alunos, a partir das minhas próprias experiências e estudos, comenta a professora Darlete Cardoso, aluna egressa e ex-coordenadora do curso de Comunicação Social.

Publicidade

As turmas se mobilizam. Os alunos do sétimo semestre de Jornalismo contam a história de coordenadores, egressos e acadêmicos efetivos, através de documentários, sob a liderança do professor David Figueiredo. A acadêmica Luana de Oliveira integra a turma e comenta a expectativa para o evento: “ao elaborarmos os trabalhos para a comemoração, podemos conhecer um pouco mais da história do curso. Além disso, conseguimos perceber que todo o esforço realmente vale a pena. Muitos profissionais formados pela Unisul estão em cargos renomados. Isso nos instiga a lutar por nossos sonhos e perceber que fizemos a escolha certa”.

Além disso, o grupo desenvolveu reportagens literárias, na disciplina Jornalismo de Autor, ministrada pela professora Darlete Cardoso. “Nas reportagens, o objetivo é incentivar a produção do jornalismo literário. Os alunos entrevistaram egressos que estão no mercado e que fazem parte da história do curso”, acrescenta a professora Darlete.

Na semana do Projeto Integrado, os acadêmicos do sétimo semestre, de ambas as habilitações, apresentarão seus projetos científicos na primeira mostra de pôster científico. A iniciativa propõe a mostra, ao público, dos diversos temas de pesquisa dos acadêmicos. A exposição é organizada pelo professor Mário Abel Bressan Júnior. “Temos ciência da importância que esta atividade tem para a sociedade acadêmica, mostrando que estão surgindo pesquisas diferenciadas pelos alunos. Isto faz com que os alunos ampliem seus conhecimentos, o que engrandece acadêmicos, professores e a própria universidade”, explica Abel.

A correria para dar conta de todas as atividades fez os acadêmicos sentirem “na pele” a vida diária de um jornalista. “Desenvolvemos muitos trabalhos que englobam todas as nossas disciplinas e isso faz com que exercitamos um pouco do que aprendemos na sala de aula. É sempre muito corrido. Mas essa correria também nos ensina a ter postura para driblar os desafios, além da responsabilidade de entregar os trabalhos dentro do prazo. O mercado de trabalho é assim, e essas atividades nos aproximam da realidade”, afirma Luana.

Além da preparação das atividades, a divulgação delas também ficou por conta dos acadêmicos. A assessoria de comunicação do evento é desenvolvida pelo sétimo semestre de Jornalismo. A proposição fez parte da disciplina de Assessoria de Imprensa, ministrada pelo professor Willian Máximo. Todo o trabalho, antes, durante e depois do evento, é supervisionado por ele, também egresso do curso. “A atividade, que alia teoria e prática, faz parte do programa da disciplina. Trata-se de mais uma oportunidade singular do curso de potencializar as competências e habilidades dos nossos acadêmicos”, frisa Máximo.

Publicidade
Publicidade