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Confira as principais tendências de IA no mercado de comunicação
19 de Dezembro de 2023

Confira as principais tendências de IA no mercado de comunicação

Os especialistas explicam em detalhes as facilidades de cada tendência e os impactos no mercado da comunicação.

A Mark Up, empresa de inteligência estratégica voltada a consultoria de negócios, promoveu recentemente um mapeamento das principais tendências no mercado de comunicação relacionadas à Inteligência Artificial (IA).

Abaixo os especialistas explicam em detalhes as facilidades de cada tendência e os impactos no mercado da comunicação. Confira:

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Personalização avançada
Atualmente, os clientes buscam cada vez mais ter experiências únicas em suas jornadas de consumo, indo além da compra em si. Para Torres, a IA é fundamental nesse sentido por possibilitar aos times a oferta de produtos e serviços hiperpersonalizados, que marquem os consumidores individualmente.

“Estamos falando de ferramentas que podem fortalecer o vínculo entre a marca e o público de uma maneira que atenda às necessidades de ambos. Nos eventos, por exemplo, o reconhecimento facial não é apenas inovador, mas também um facilitador tanto para organizadores quanto aos participantes em geral”, destaca.

Chatbots e assistentes virtuais
Um levantamento da Juniper Research, empresa de consultoria e análise global no setor de tecnologia móvel e digital, revelou que haverá aproximadamente 8,4 bilhões de dispositivos inteligentes com suporte para assistentes de voz até 2024, sendo que o mundo terá cerca de 7,8 bilhões de habitantes. De acordo com Rasquilha, o crescimento de ferramentas desta categoria mostra que estamos tentando melhorar a nossa capacidade de execução de tarefas, seja no trabalho ou em outros aspectos.

“É um caminho para aumentarmos a eficiência, omnicalidade e criatividade em muitas atividades, especialmente quando sabemos o que perguntar e adicionamos valores humanos aos outputs”, diz.

Análise preditiva
Em meio à alta competitividade no mercado, a IA também chega para ser um diferencial na tomada de decisões das marcas. Para o CEO do Ecossistema Inova, isso acontece pela “capacidade de processamento computacional poderosa, a disponibilidade de grandes volumes de dados e o desenvolvimento de algoritmos avançados” da tecnologia.

Assim, a ferramenta permite às empresas ultrapassarem as concorrências por meio de um caráter estratégico preditivo. A previsão de churn e a própria antecipação de tendências são algumas das vantagens proporcionadas por essa característica.

Reconhecimento de imagem e vídeo
Um levantamento da Kantar IBOPE Media revela que cerca de 98% da população brasileira se envolve com vídeos. A IA possibilita às empresas explorarem formatos desse tipo de diversas formas, que vão desde a melhora da gestão interna até o desenvolvimento da jornada do público-alvo. Torres exemplifica:

“Com a tecnologia, os times conseguem identificar se a imagem do produto está presente em conteúdos gerados pelos usuários e monitorar menções de marca, ajudando na avaliação do impacto das campanhas de marketing. Ou se formos para a análise de estoque, auxilia as companhias a controlarem a disponibilidade e localização dos produtos nas prateleiras. Isso sem falar na imensidão de recursos de busca e recomendações personalizadas que podem ser ofertados aos clientes”, pontua.

Automação de marketing
O impacto da automação de marketing com IA para todos os setores é enorme; afinal, ela mescla eficiência operacional à redução de custos, economia de tempo e obtenção de resultados mais eficazes. “Ao automatizar tarefas repetitivas e demoradas, as equipes podem se concentrar em atividades estratégicas de alto valor, que devem ser realizadas por pessoas”, explica a presidente e fundadora da Mark Up.

Apesar disso, Rasquilha lembra que a aplicação da tecnologia precisa ser equilibrada, amparada pelo reconhecimento e pela organização: “A IA não possui características como empatia, propósito, interação social, ética, autoconhecimento e adaptação a novas situações. Por isso, é uma ferramenta que só alcançará 100% do seu potencial se aliada à atuação humana”, complementa.

Geração de conteúdo
Por fim, a geração de conteúdo é uma das maiores tendências no mercado de comunicação relacionadas à IA, tanto por viabilizar uma produção em larga escala e com um ritmo acelerado, quanto pela abrangência de funcionalidades. Torres conclui que essa é uma vantagem especialmente útil para as empresas não perderem qualidade em suas criações:

“Da personalização e automatização de e-mails à imersão em experiências visuais de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), a IA ajuda a dar outra perspectiva a produtos e serviços que já nos acostumamos. É uma saída excelente para escapar da mesmice e levar experiências inéditas aos clientes”, finaliza.

Imagem- Pexels

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