Durante muito tempo a prática de esporte foi visto para o mundo árabe como uma coisa que não é para mulheres, não é mesmo? Por este motivo, de acordo com informações do Marketing Directo, “mais de 70% das mulheres árabes abandonam o mundo dos esportes antes dos 14 anos”.
Para trazer uma mudança nestes números, a ação da Adidas criou o primeiro “Campo Feminino”.
A campanha, que foi executada junto com a Havas Middle East (Havas Media), quer mostrar para as meninas e mulheres árabes que elas podem praticar esportes.
“Este conceito inovador deriva de uma ideia fundamental: na língua árabe, a maioria das palavras associadas ao esporte são de gênero feminino. Por exemplo, palavras como “bola”, “correr”, “chutar”, “pular”, “gol”, “arremessar”, “passar” e até mesmo a própria palavra “esporte” são todas consideradas femininas devido à letra final, chamado de “Ta’Marbuta”.
Esta carta, escrita como um círculo com dois pontos no topo, confere gênero feminino às palavras árabes”, pontuou o site Campaign Brief Asia.
Ação da Adidas é criada em colaboração com time de futebol dos Emirados Árabes Unidos
A nova ação da Adidas foi criada em conjunto com o Onyx FC, o primeiro e único time de futebol de propriedade e operação dos Emirados Árabes Unidos.
O principal objetivo desta união é trazer o espírito de equipe para as mulheres e, desta forma, capacitá-las a dar continuidade aos seus sonhos e trazendo confiança para entrarem em campo.
Vale lembrar que a Adidas é a marca oficial do uniforme do time feminino.
Mas a ação da Adidas não ficará apenas no futebol, segundo o Marketing Directo, “em breve, inúmeras réplicas aparecerão por Dubai, não apenas nos campos de futebol, mas também nas quadras de basquete, nas quadras de futebol de praia e até nas quadras de hóquei no gelo que se tornarão ‘Campos Femininos'”.
“Acreditamos que nossos valores fundamentais estão alinhados com os valores da marca adidas. Queremos que todas as mulheres se sintam bem-vindas e gostem do futebol, independentemente da sua capacidade ou de quem sejam. Compartilhamos a mesma visão de capacitar as mulheres da região para a prática de esportes e estamos gratos pelo apoio que recebemos da Adidas até agora. Esperamos que isso incentive mais mulheres e meninas a se juntarem a nós e fazerem parte da comunidade”, disse Hind Al Zarouni, cofundador do Onyx FC, em uma entrevista exclusiva para o site Grazia.
De acordo com o site Love The Work, após a primeira ativação da ação da Adidas, já temos resultados como, por exemplo, o aumento por pesquisas do Onyx FC na primeira semana da campanha, que cresceu mais de 16 mil. Agora, as inscrições em programas de treinamento só para meninas subiram 200%.
Foto: Unsplash