Publicidade
Coluna Cinema | Filmes Sobre Inteligência Artificial – Parte I
14 de Junho de 2024

Coluna Cinema | Filmes Sobre Inteligência Artificial – Parte I

Essas obras não apenas entretêm, mas também provocam reflexões profundas sobre o futuro

Publicidade
Por Coluna Cinema 14 de Junho de 2024 | Atualizado 14 de Junho de 2024

Filmes que exploram a temática da inteligência artificial (IA) têm se tornado cada vez mais populares, refletindo tanto o fascínio quanto as preocupações da sociedade moderna com a tecnologia. Clássicos como Blade Runner e 2001: Uma Odisseia no Espaço abordam questões filosóficas e éticas sobre a natureza da consciência e a relação entre humanos e máquinas.

Mais recentemente, filmes como Ex Machina e Inteligência Artificial investigam as complexidades das emoções e das interações humanas com inteligências artificiais, levantando debates sobre a moralidade e as implicações sociais do avanço tecnológico. Essas obras não apenas entretêm, mas também provocam reflexões profundas sobre o futuro da IA e seu impacto na humanidade. Confira cinco filmes sobre o tema que você não pode perder:

Publicidade

EU Robô: Em 2035, é comum robôs serem usados como empregados e assistentes dos humanos. Para manter a ordem, esses robôs possuem um código que impede a violência contra humanos, a chamada Lei dos Robóticos. Quando Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é justamente um robô, acredita-se na possibilidade de que eles tenham encontrado um meio de desativar essa programação. Ano 2004. Direção: Alex Proyas. Disponível em Disney+ e Star+.

Trailer:

A.I. Inteligência Artificial: David (Haley Joel Osment), o primeiro menino-robô programado para amar, é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. No entanto, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta a vida de David. Sem a total aceitação dos humanos ou das máquinas, o menino-robô embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro mundo. Ano 2001. Direção: Steven Spielberg. Disponível na Netflix.

Trailer:

EX- Machina: Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar. Ano 2015. Direção: Alex Garland Disponível na Netflix.

Trailer:

O Quinto Elemento: No século XXIII, um motorista de taxi (Bruce Willis) de Nova York se envolve em uma aventura na qual tem de deter um ser demoníaco que percorre a galáxia a cada 5000 anos. Se nada for feito a Terra será destruída, mas para isto ele precisa encontrar 4 pedras antigas, que representam os elementos, e colocá-las em volta de uma bela mulher (Milla Jovovich), que é o quinto elemento. Ano 1997. Direção: Luc Besson. Disponível no Prime Video.

Trailer:

O Homem Bicentenário: Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô começa a apresentar traços característicos de um ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. Começa, então, o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano. Ano 1999. Direção: Chris Columbus. Disponível no Max.

Trailer:

Comenta nas minhas redes sociais @jessielodi qual seu filme sobre Inteligência Artificial preferido?

Envie a sua sugestão de pauta pro nosso e-mail [email protected] ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS no Youtube.

Até a semana que vem.

Foto: Divulgação

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter