O destaque do evento que contou com a presença de mais de 500 pessoas, foi a homenagem a nomes da comunicação catarinense pelo critério de distinção aos profissionais com meio século de atividade.
“A celebração da liberdade de imprensa como pedra de toque de todas as demais liberdades civis e democráticas, a valorização de todas as profissões da comunicação social e o reconhecimento da comunicação como instrumento de justiça social e desenvolvimento são alguns dos objetivos do maior evento da mídia barriga-verde”, assinalou Marcos Bedin, coordenador geral do Encontro.
A presidente da ACI, Déborah Almada, disse que as homenagens resgatam uma parte importante da história da imprensa catarinense. “Reverenciamos também esses precursores, que nos permitiram chegar até aqui, sempre atuando na defesa do jornalismo e da liberdade de imprensa”, afirmou.
Homenagens
Profissionais que completaram 50 anos na área de comunicação e que permanecem na atividade, foi o ponto alto do evento. Receberam a honraria os seguintes profissionais:
– Jornalista Adelor Lessa, de Criciúma;
– Radialista Antônio Noé de Vargas, de Concórdia;
– Jornalista Cláudio Loetz, de Joinville;
– Jornalista e agrônomo Celívio Holz;
– Jornalista e escritor Luiz Fernando Arzua Bond;
– Jornalista Vânio Bossle. Os últimos 3 são de Florianópolis.
Por motivo de saúde não puderam comparecer Rogério Caldana, de Porto Alegre, representado por Alencar Tiepo e Apolinário Ternes, de Joinville, representado por Cláudio Loetz.
Divulgação
A solenidade foi transmitida pelo Facebook da MB Comunicação e pelo YouTube em convênio de cooperação com a Agência UQ EVENTOS. Por outro lado, acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Cinema e Mídias Digitais da Unochapecó realizaram a cobertura do evento com divulgação instantânea no Instagram da MB Comunicação. Os estudantes também captaram imagens para uma produção especial em comemoração aos 15 anos do Encontro da Imprensa.