Publicidade
Carta Capital nega envolvimento comercial em blog que satirizava a Folha de São Paulo
11 de Outubro de 2011

Carta Capital nega envolvimento comercial em blog que satirizava a Folha de São Paulo

Publicidade

 

A revista Carta Capital negou que tivesse algum envolvimento comercial com o blog Falha de São Paulo, que satirizava o jornal Folha de São Paulo. De acordo com a decisão do juiz, a página não poderia voltar ao porque teria uma suposta relação comercial com a revista. No entanto, tantos os blogueiros, como a revista, negaram qualquer acordo financeiro.
 
Há mais de um ano, quando o blog estava no ar, os irmãos Lino e Mario Bocchini criaram uma promoção, entre seus seguidores no Twitter, de desconto em assinaturas da Carta Capital. Para o juiz, o ato configurou uso comercial do site paródia. No entanto, a revista se manifestou na última semana. “Frise-se: a promoção foi criada por livre e espontânea vontade da dupla, que pagaria do próprio bolso as assinaturas”. E completa.  “Em consequência do envolvimento involuntário no episódio, resta fazer um esclarecimento didático (em homenagem ao juiz Carvalho): o blog Falha de São Paulo não tem nenhum vínculo com CartaCapital “.
 
Uso regular da marca
Apesar disso, a sentença derrubou alguns argumentos levantados pela Folha para sustentar a ação, como a possibilidade de os internautas confundirem o blog com o site do periódico e a proibição do uso de logomarcas e imagens do jornal. A Justiça também rejeitou o pedido de dano moral feito pela Folha.
 
Ambas as partes já se reuniram em uma audiência conciliatória, sem sucesso. Na ocasião, a advogada do veículo afirmou que os blogueiros poderiam voltar com a página caso não usassem mais o logo, as fontes, conteúdo, fotos, nada registrado ou que caracterize o projeto gráfico do jornal. Mas não houve acordo porque Mario e Lino acreditam que essas restrições impedem a paródia.
 
Audiência no Congresso
No último mês, os deputados da Comissão de Legislação Participativa, da Câmara dos Deputados, decidiram a data da Audiência Pública em Brasília, que irá debater o processo da Folha contra o blog sátira. A audiência foi marcada para o dia 26 de outubro, às 14h30, no Congresso Nacional. Ambos foram convidados, mas o jornal ainda não confirmou presença.
 
Com informações do Portal Comunique-se
      

Publicidade
Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter