Começou nesta sexta-feira, 27, a capacitação dos colaboradores da ACAERT para a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial nas rotinas diárias em todas as áreas da entidade.
O jornalista e consultor Alexandre Gonçalves ministrou palestra com conceitos básicos do ChatGPT. O presidente da entidade, Fábio Bigolin, participou do treinamento.
A utilização da ferramenta na rotina da ACAERT começa pela identificação das tarefas de todas as áreas de atuação e a definição do objetivo do seu uso. A próxima etapa será elaborar o plano de implementação com protocolo de regras e diretrizes da entidade.
O treinamento dos colaboradores irá até novembro. Até lá, os setores da entidade deverão identificar oportunidades de utilização do ChatGPT dentro dos processos. Áreas como a Rede Comercial ACAERT – RCA, Rede de Notícias ACAERT – RNA, Administrativo/Financeiro criarão GPTs customizados, de acordo com as necessidades, tais como: produção de conteúdo, checagem de informações comerciais, entre outras.
A capacitação foi bem recebida pelos colaboradores, que destacaram a relevância do tema e a aplicabilidade das técnicas que serão aprendidas em suas rotinas de trabalho.
O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer). Sua principal função é gerar texto de forma coerente e contextualmente relevante, permitindo interações em linguagem natural. O modelo é treinado em um vasto conjunto de dados, o que lhe confere a capacidade de responder a perguntas, fornecer informações e participar de diálogos em uma ampla gama de tópicos. É amplamente utilizado em aplicações como atendimento ao cliente, assistentes virtuais e ferramentas educacionais, entre outras.
O Consultor
Alexandre Gonçalves, jornalista há mais de 30 anos, editor e gestor especializado em conteúdo e produtos digitais e que vem se dedicando aos estudos e uso de IAs generativas desde novembro de 2022, quando foi lançado o ChatGPT.
Mantém newsletter semanal sobre o assunto e vem prestando consultoria para implementação de IAs nas rotinas de sites, jornais e agências de comunicação, além de ministrar oficinas para empresas e entidades como a Associação Catarinense de Imprensa. Recentemente, seguindo sua jornada de aprendizado na área, concluiu o curso Inteligência Artificial e Engenharia de Prompts para o Marketing Digital, promovido pela ESPM.