Jornalismo é a arte de informar, de contar histórias, os dois lados dela, de sair pelas ruas, olhar nos olhos, se sentir no lugar do outro. É a arte de escrever, de traduzir em textos sentimentos e emoções, de narrar fatos, de testemunhar a história. Um desafio realizado diariamente por milhares de profissionais em todo o mundo.
Desta forma, a Casa do Povo, em homenagem e reconhecimento a esta profissão e a seus brilhantes jornalistas, e em parceria com a Associação Catarinense de Imprensa, realizou nesta terça-feira, 16 de agosto, Sessão Solene de Entrega da Medalha Dakir Polidoro de Imprensa.
A Medalha Dakir Polidoro de Imprensa é o reconhecimento desta Casa Legislativa aos profissionais que atuam nos meios de comunicação de Florianópolis, destacando-se nas categorias Jornal, Televisão, Rádio, Repórter Fotográfico e Repórter Cinematográfico.
A honraria leva o nome do grande radialista Dakir Polidoro que nas ondas curtas e médias do rádio despertava dia a dia a pacata cidade de Florianópolis e com sua personalidade irreverente e singular ficou marcado para sempre na história da comunicação catarinense.
Em 2016 foram agraciados com a Medalha os seguintes profissionais:
Profissional de Rádio:
Sérgio Murilo dos Santos: narrador da Rádio Guarujá, também participa de programas esportivos. Natural de Florianópolis, atua na área há aproximadamente 30 anos.
Profissional de TV:
Ricardo Von Dorf: Experiente profissional da RBS TV, com ampla participação nos espaços da Rede Globo.
Repórter Fotográfico:
Osvaldo Nocetti (Coca): Atuou como fotógrafo do Jornal A Notícia, bem como no seu suplemento AN Capital, com passagens também no Governo do Estado.
Repórter Cinematográfico:
Jorge Araújo: Profissional de longa atuação na mídia local. Iniciou a sua atuação na TV Cultura, passando também por RBS TV, TV BV (atual Banda SC). Hoje trabalha na TVAL.
Homenagem Especial
Ady Brigido Silva – O professor Ady Brígido Silva marcou época na imprensa esportiva de Florianópolis como comentarista, atuando nas equipes das rádios Anita Garibaldi, Jornal A Verdade, Guarujá e Diário da Manhã.
Antônio José da Silva – Durante mais de 25 anos comandou o programa Amadorismo em Foco, na Rádio Guarujá. Grande destaque também no Carnaval da Capital.
Luiz Henrique Tancredo – Jornalista experiente, iniciou a carreira no Jornal O Estado. Foi colunista político, redator e editor. Em 1970 assumiu a chefia da sucursal da Agência Nacional em SC. Atuou ainda no Serviço de Imprensa do Governo do Estado.
Sérgio Lopes – Fez parte da história do extinto jornal O Estado, com atuação no jornalismo político. Durante muitos anos prestou serviço no setor de imprensa da Assembleia Legislativa.
O presidente da Câmara, Erádio Gonçalves (PSD), encerrou a solenidade ressaltando que no dia a dia é possível perceber a importância da imprensa como incentivadora da liberdade, dos direitos do povo, da conscientização política e do fim das injustiças sociais.
“Cada um dos nossos homenageados representa o objetivo maior da imprensa catarinense que é levar a informação a todos com clareza, priorizando o compromisso com a verdade”.