Publicidade
Aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação e Mediações Contemporâneas
15 de Abril de 2024

Aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação e Mediações Contemporâneas

O mestrado conta com duas linhas de pesquisa: Comunicação, Linguagens e Cidadania; e Estratégias e Tecnologias Comunicacionais

Publicidade

A aula de abertura do primeiro mestrado em comunicação de Santa Catarina acontece na próxima segunda-feira, 15, às 19h, no auditório da Universidade da Região de Joinville (Univille). O evento oficializa as atividades da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação e Mediações Contemporâneas (PPGCOM), com a aula que será proferida pela professora Marialva Carlos Barbosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo professor João Batista Freitas Cardoso, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), além de Ricardo Fantinelli, da Ágora Tech Park.

Comunicação: ciência, história e contemporaneidade é o tema da aula de Marialva, considerada a madrinha do programa pelos professores do PPGCOM. O que um mestrado profissional em comunicação entrega para a sociedade é o tema da fala de Cardoso, docente da UPM. Por último, o profissional Fantinelli tem como tema: Comunicação e indústria criativa como vetores da inovação e desenvolvimento das cidades.

Publicidade

Pesquisa em comunicação
O mestrado conta com duas linhas de pesquisa: Comunicação, Linguagens e Cidadania; e Estratégias e Tecnologias Comunicacionais. A pesquisa no mestrado se volta aos processos comunicacionais na sua interface com a sociedade e os desafios do nosso tempo. Os domínios temáticos contemplam: trabalho com comunicação; poder e mediações; políticas de comunicação; cidadania e interações sociais midiático-comunicacionais.

As mediações são os modos pelos quais os laços sociais se formam e se engendram por meio dos lugares em que a sociedade se concretiza. Os ativismos em rede; as políticas de informação; o combate à desinformação; os processos criativos; as tecnologias de informação e comunicação; a relação entre marca, comunicação e sustentabilidade estão na ordem dos estudos e produções no mestrado.

O programa tem duração de 24 meses, com 30 créditos distribuídos em disciplinas obrigatórias e eletivas, além de horas para o trabalho de conclusão. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação e Teorias Contemporâneas em Comunicação são as disciplinas que abrem o período letivo.

 

O que caracteriza o mestrado profissional?
O mestrado profissional é uma modalidade da pós-graduação stricto sensu voltada para a investigação e aperfeiçoamento profissional. A ‘ponte’ entre o saber científico e a sociedade, assim como a relação com o mercado de trabalho passam a ter destaque, primando pela construção de projetos inovadores com aplicação prática envolvendo os setores privado, público e o terceiro setor. Como trabalho de conclusão de curso, além da dissertação ou relatório técnico, há o desenvolvimento de um produto que apresente aspectos inovadores.

 

Aula inaugural do Mestrado em Comunicação e Mediações Contemporâneas
Quando e onde: Segunda-feira, 15, às 19h, no auditório da Universidade da Região de Joinville (Univille)

Publicidade
Publicidade