Publicidade
Atentado à liberdade de expressão em Santa Catarina tem repúdio da ACI e ACAERT
28 de Janeiro de 2015

Atentado à liberdade de expressão em Santa Catarina tem repúdio da ACI e ACAERT

Publicidade

Durante vários dias a imprensa de Santa Catarina noticiou a realização na data de ontem, 27 de janeiro, da reconstituição da morte do surfista Ricardo dos Santos, na Guarda do Embaú, no município de Palhoça. O interesse da sociedade em ter esse caso esclarecido e o culpado devidamente punido é muito grande, não só porque Ricardinho era ídolo de um segmento da população, mas por ter como autor da tragédia um policial que no lugar de proteger vidas, tirou a do jovem catarinense. Por isso, durante a reconstituição na tarde de ontem os órgãos de imprensa se fizeram representar por seus profissionais que procuravam registrar ara seus públicos o ato em questão. No entanto, uma ação de policiais civis que impediram o trabalho de um cinegrafista da RBS TV chamou a atenção das pessoas e mereceu por parte de duas entidades do setor de Comunicação, notas de repúdio, as quais encontram-se transcritas a seguir:

Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui para acessar matéria da RBS TV

Publicidade

 

 

ACI-Associação Catarinense de Imprensa
A Associação Catarinense de Imprensa defende com veemência a liberdade de imprensa e o legítimo exercício da profissão dos profissionais de comunicação. A ACI condena a atitude de policiais civis de Santa Catarina contra a atuação de profissionais da RBS TV durante cobertura jornalística no município de Palhoça na última terça-feira. A atitude de determinar que as imagens filmadas dentro da legalidade fossem apagadas sob pena de prisão do cinegafista representa coerção, ameaça e impedimento do exercício da profissão e não condiz com as atribuições dos policiais.

A ACI solicita explicações da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, se solidariza com o profissional e com a emissora e espera que fatos como esse não voltem a se repetir.

Diretoria da Associação Catarinense de Imprensa

Roger Bitencourt
Presidente em exercício da ACI

 

ACAERT-Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão
Nota Oficial

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT vem a público manifestar o seguinte:
– Na tarde desta terça-feira (27/01), a Polícia Civil fez a reconstituição da morte do surfista Ricardo dos Santos, na Guarda do Embaú, no município de Palhoça.
– Por questões de segurança, as polícias militar e civil cercaram a área para que a reconstituição fosse realizada com sucesso.
– Em sua missão fundamental em informar a sociedade, a imprensa cobriu o fato, respeitando as orientações dos agentes de segurança.
– No entanto, um cinegrafista da RBS TV, emissora associada à ACAERT, sofreu uma lastimável ação repressora, digna dos tempos da ditadura.
– O profissional cumpria seu papel de informar, a partir de uma propriedade particular, distante do cordão de isolamento, quando foi abordado por três agentes da COP – Centro de Operações Policiais da Polícia Civil de Santa Catarina.
– Numa ação arbitrária, o cinegrafista foi ameaçado e coagido a apagar as cenas gravadas.
– Neste sentido, a ACAERT repudia veemente a desastrosa ação dos policiais. Verdadeiro flagrante de um atentado à liberdade de expressão.
– Ao lamentar o episódio, a entidade aguarda providências das autoridades responsáveis pelo incidente, para que fatos como esse não se repitam. Entendemos que a época da censura é página virada em nossa história.

Florianópolis, 28 de janeiro de 2015.

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter


    Publicidade