O Instituto Verificador de Comunicação (IVC Brasil) realizou uma pesquisa e concluiu que de 2013 para 2014 o número de assinaturas de jornais no formato digital teve um crescimento de 118%, mostrando uma tendência cada vez maior de acessar informações noticiosas através de tablets e smartphones. Hoje, 30% dos brasileiros acessam jornais e revistas em seus dispositivos móveis; em 2012 apenas 5% o fazia.
As vendas avulsas de jornais impressos cresceram 7,5% e tiveram uma queda de 7,6% de 2013 para 2014, mas essa queda pôde ser compensada pela assinatura digital.
A maioria das revistas está passando por um processo de digitalização, muitas deixaram ou estão deixando de ser impressas e tornando-se exclusivamente digitais (apenas 5% delas já o são). O que deverá aumentar o número de assinaturas e facilidade de acesso das pessoas a elas.
Segundo matéria publicada pelo portal O Globo, o IVC, assim como os jornais e revistas, também está se modernizando, para acompanhar o novo momento do mercado. A agência Loducca, de São Paulo, foi designada para criar sua campanha de “rejuvenescimento”, adotando uma nova logo com a palavra “Comunicação” em detrimento da palavra “Circulação”, ou seja, antes seu nome era “IVC – Instituto Verificado de Circulação” e agora passa a se chamar “IVC – Instituto Verificador de Comunicação”. De acordo com Pedro Silva, Presidente Executivo da IVC Brasil, a ideia é “tornar a auditoria mais abrangente, com inovações tecnológicas que permitem a adoção de novos serviços e métricas”.
Saiba mais em:
Instituto Verificador de Circulação apresenta novo posicionamento e identidade