Quando um time ganha de outro, é normal haver torcedores e jogadores do time vencedor fazendo brincadeiras com o time perdedor. Mas qual o limite dessa brincadeira? A Alemanha venceu a Copa do Mundo; a Argentina ficou em segundo. Os argentinos, apesar de não gostarem nada de terem perdido, esperavam que houvesse algum tipo de brincadeira por parte dos alemães, mas não como a que fizeram.
Após desembarcar em Berlim, capital da Alemanha, a Seleção foi recebida com honrarias por seu povo, que lotava as ruas da cidade para comemorar o tetracampeonato. Os jogadores subiram uma estrutura montada para recebê-los, com microfone, e estes começaram a cantar uma música em que ironizavam os argentinos.
O grande problema foi a letra e sua coreografia: eles se abaixaram e cantaram “somos gaúchos, e gaúchos andam assim”. Em seguida, se levantaram de forma ereta e celebraram com veemência cantando: “somos alemães, e alemães andam assim”. Muitos argentinos não curtiram a provocação e a manifestação nas redes sociais foi grande, afirmando que o que fizeram foi um ato racista.
* O termo “gaúcho” é usado não só pelos rio grandenses aqui do Brasil, como também pelos nascidos na Argentina e Uruguai. Saiba mais aqui.
* Letra original em alemão: “So gehen die Gauchos, die Gauchos, die gehen so. So gehen die Deutschen, die Deutschen, die gehen so”