Publicidade
Após queda de receita, patrocínio do Spotify ao FC Barcelona pode ser arriscado
31 de Julho de 2023

Após queda de receita, patrocínio do Spotify ao FC Barcelona pode ser arriscado

Patrocínio do Spotify ao FC Barcelona vai até 2025-2026 e custará €60 milhões por temporada.

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

 

O patrocínio do Spotify ao FC Barcelona pode ser um grande risco para as finanças da plataforma, que tem enfrentado algumas perdas nesta área da empresa e queda no mercado de ações.

Publicidade

Mesmo com a grande visibilidade deste patrocínio, afinal de contas a marca entra no lugar de Rakuten (posicionado na frente da camiseta dos jogadores das equipes masculina e feminina), pode ter sido um acordo arriscado.

Além disso, o patrocínio do Spotify ao FC Barcelona também inclui o naming rights do estádio do time, que durante o contrato se chamará Spotify Camp Nou.

O investimento será de €60 milhões por temporada e vai até a 2025-2026 e, como não é possível prever o retorno deste investimento e se a plataforma conseguirá recuperar o valor, a questão entre os especialistas, segundo a publicação Puro Marketing, é se será algo passivo ou se teremos crescimento de dinheiro para o Spotify.

Patrocínio do Spotify ao FC Barcelona pode trazer incertezas para plataformas

Outra questão, após o anúncio do patrocínio, é como será a reação de investidores e usuários da plataforma, já que podem achar a atitude um pouco imprudente e, além disso, uma grande despesa que não era necessária neste momento.

Ao mesmo tempo, com o intuito de mostrar o lado positivo deste investimento e exposição de marca, a plataforma terá o desafio de comprovar como o patrocínio caminhará junto com as estratégias da empresa para que tenha como objetivo o retorno da posição de plataforma de música online.

Para que os pontos positivos deste patrocínio do Spotify ao FC Barcelona apareçam será necessário fazer avaliações durante este período, principalmente, de lucratividade.

Os três primeiros meses de 2023 o Spotify teve prejuízo

Spotify, uma das plataformas de música e podcast online mais populares, tem enfrentado alguns desafios financeiros, como podemos ver nos dados divulgados recentemente, referente ao segundo trimestre de 2023.

Para termos uma ideia, o prejuízo foi de €302 milhões no período quando compramos os números do ano anterior. No ano de 2022, por exemplo, a perda foi de €125 milhões.

Apesar disso, a empresa divulgou que a sua receita anual teve um aumento de 11%, chegando a €3 bilhões. A renda vinda de assinantes também teve crescimento de 11%.

Quando olhamos para a receita total do segundo semestre de 2023, comparado ao ano de 2022, a curva aumentou 12%.

Lembrando que a assinatura do patrocínio do Spotify ao FC Barcelona aconteceu no ano passado e, atualmente, o estádio está fechado para reformas, o Spotify Camp Nou será reaberto ao público apenas em 2026.

Foto: Pexels

Publicidade
Publicidade