O Brasil fechou maio de 2012 com 254,95 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 129,93 acessos por 100 habitantes. Foi registrado 1,97 milhão de novas habilitações, o que representa um crescimento de 0,78% em relação a abril de 2012 (veja tabela abaixo). Os terminais 3G (banda larga móvel) totalizaram 56,39 milhões de acessos.
A consolidação dos números mensais do serviço móvel está disponível na aba “Anatel Dados”. Por meio dos diferentes relatórios disponíveis, o usuário poderá realizar pesquisas e cruzamentos conforme seu interesse. Teledensidade por Unidades da FederaçãoEm maio de 2012, a teledensidade avançou 0,71% (subiu de 129,01, em abril de 2012, para 129,93). Há 26 Unidades da Federação que possuem índice superior a um acesso em serviço por habitante. No quadro abaixo é apresentada a teledensidade do Serviço Móvel Pessoal (SMP) nas 27 Unidades da Federação e nas cinco regiões do País.
Nos quadros abaixo são apresentados os estados com maior crescimento no indicador, que é utilizado internacionalmente para demonstrar o número de acessos em serviço por 100 habitantes.
No quadro abaixo é apresentada a evolução da teledensidade nas regiões.
Distribuição dos acessos por Unidade da Federação, Região e modalidade de cobrançaEm maio de 2012, do total de acessos em operação no país, 208,49 milhões eram pré-pagos (81,78%) e 46,46 milhões pós-pagos (18,22%).
MercadoO quadro a seguir apresenta o market share do serviço móvel no Brasil.
Na tabela abaixo é apresentada a distribuição de acessos móveis por tecnologia.
Os terminais 3G* (banda larga móvel) totalizaram, em maio de 2012, quase 56,39 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 3,90% em relação ao mês anterior (eram 54,27 milhões em abril de 2012). Os dados referentes a abril foram atualizados, pois, após o fechamento do movimento referente ao mês, a Sercomtel detectou erro na distribuição dos seus acessos nas tecnologias GSM e WCDMA. A nova distribuição de terminais por tecnologia no mês de abril foi:
Ranking da Teledensidade por área de registroA maior teledensidade por área de registro é verificada no código 71 (cuja principal cidade é Salvador), onde existem 197,91 acessos por grupo de cem habitantes.
* O número indicado como banda larga móvel é o somatório das tecnologias WCDMA e terminais de dados.** A Unidade da Federação DF contempla o Entorno da Unidade da Federação GO cujo Código da Tarifação é 61. |
Fonte: Anatel.
