Publicidade
Afiliadas catarinenses de Globo, SBT, Record e Band passam por intensas mudanças e uma fase de grande turbulência
06 de Fevereiro de 2017

Afiliadas catarinenses de Globo, SBT, Record e Band passam por intensas mudanças e uma fase de grande turbulência

Publicidade

por Julio Fantim*

Após uma onda de demissões, nas maiores redes de televisão de Santa Catarina, principalmente na Capital catarinense, o ano de 2017 começa com grande perspectiva no mercado televisivo. Todas as emissoras apostam suas armas na briga pela audiência e faturamento. Há quem prepare novidades na programação, outras não conseguiram ainda emplacar apostas recentes. Em meio à turbulência do setor, grandes emissoras apostam no relançamento de suas marcas. Enquanto SBT SC e RIC/Record continuam com a mesma estratégia, brigando pela vice em todas as regiões, as afiliadas da Band e Globo, mudam tudo, desde os tradicionais nomes das emissoras, até seus programas mais característicos.

Publicidade

RBS TV/ NC (Globo)

Para março é aguardada a tão esperada mudança de marca de uma das mais fortes parceiras da Rede Globo. O Grupo RBS, que atua no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, teve todas as operações vendidas no estado catarinense em março do ano passado para o Grupo NC. Rádios, jornais, portais de internet e todas as emissoras da RBS TV SC mudaram de comando. A expectativa é grande para o novo nome que será adotado pela afiliada da Globo. De antemão, apuramos que a programação será totalmente alterada e seguirá os padrões nacionais da Globo. Apenas o “Bom Dia SC”, continua inalterado. O tradicional Jornal do Almoço passa a se chamar SCTV 1ª Edição. Já o RBS Notícias, dá lugar ao SCTV 2ª Edição. Outros programas locais, também receberão novas formatações. Oficialmente, a emissora não divulgou seu reposicionamento, mas nos bastidores, muitos profissionais de longa carreira, temem a possível dispensa. O ‘bonde’ já passou pela emissora por diversas vezes, nos últimos meses. Grandes nomes da RBS TV podem deixar de atuar na nova fase da mais nova afiliada da Globo. Outra novidade é o fim das operações da TV Com SC, tradicional emissora da RBS, que operava no canal 36 da NET.

 

 

TV Catarina (Band)

Em 19 de dezembro, a Band SC, antiga TVBV, mudou para TV Catarina (Band). A empresa continua comandada pelo empresário Saul Brandalise Jr. O objetivo da nova direção da emissora é resgatar o DNA catarinense, com uma programação ainda mais voltada à realidade local. A nova grade está em formatação. Uma das primeiras novidades anunciadas é a estreia de uma revista eletrônica, no início das tardes, comandada por Flávia do Valle (viúva do narrador Luciano do Valle). O programa terá três apresentadores, unindo variedades, jornalismo e esporte. Os antigos programas locais de jornalismo e esporte, também sofrerão mudanças na grade. As novidades devem estrear entre março e abril.

SBT SC

Os primeiros dias de 2017, não trouxeram novidades para a afiliada do SBT. A emissora continua investindo no SBT Meio-Dia e SBT News, seus principais produtos. Recentemente, após uma temporada na RedeTV! (nacional), o polêmico comentarista Luiz Carlos Prates retornou ao canal. Além de Prates, os telejornais contam com Miguel Livramento, também ex-RBS, para o esporte. Os comentários políticos são de Prisco Paraíso. Apesar da apresentação do SBT Meio-Dia ter o comando da competente Ildiane Silva (ex-RBS), a emissora ainda sofre com a concorrência da RIC/Record e RBS TV, na Grande Florianópolis. Em algumas regiões, o telejornal consegue a vice-liderança. Por possuir uma única geradora, a exemplo da TV Catarina, o SBT SC necessita produzir um único conteúdo estadualizado. Neste ponto, as afiliadas da Globo e Record levam vantagem, por possuírem concessões nas principais cidades catarinenses.

RIC TV (RecordTV)

Embora tenha sofrido nos últimos meses, uma queda de audiência em algumas praças, a RIC Record continua forte com seus programas locais. Em Florianópolis, estreou a versão local do Balanço Geral, em 5 de dezembro, com a apresentação de Raphael Polito. O programa também tem o quadro “A Hora da Venenosa”, comandado pela jornalista Marta Gomes. No entanto, parece que a versão catarinense não agradou parte do público do canal. Na página oficial da emissora, críticas são feitas diariamente. O quadro conta com Polito, Marta Gomes, a cobra Judite e o cobrador de ônibus Cleosvaldo. A RecordTV Florianópolis, no entanto, afirma que desde a estreia, o quadro cresceu 46% em audiência. No mesmo período, o programa cresceu os índices do horário, na Grande Florianópolis, em 69%. São 3h diárias de programa, das 12h as 15h. A RIC TV também passou a assinar os números real time da Kantar Ibope. Por um longo período, a emissora deixou de ser assinante das pesquisas. Outra novidade é no Cidade Alerta SC, comandado por Hélio Costa. O programa acaba de ganhar um novo quadro focado em segurança.

GenTV 

No meio cabo, após o anúncio do grupo RBS que comunicou o fim das transmissões da TV Com que operava o canal 36 da NET, outros canais planejam expansão. A rede GenTV que já está em outras cidades importantes catarinenses como Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú e Chapecó, agora pode chegar com sua programação em Florianópolis, São José e Palhoça. Até então, a GenTV e a TV Com da RBS eram as únicas emissoras em rede, via operadora NET, em SC, agora apenas a GenTV permanece em rede para Santa Catarina.

 

*Júlio César Fantin trabalhou em empresas de comunicação como SBT SC, Band SC e Regional FM. Criou o site Portal G e o portal Ouvintes. É colunista de TV desde 2012. Atua no BastidoresDaTV, desde janeiro de 2015. Contatos: [email protected]

Publicidade
WhatsApp
Junte-se a nós no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades! Entre no grupo

Ao entrar neste grupo do WhatsApp, você concorda com os termos e política de privacidade aplicáveis.

    Newsletter