Publicidade
Aeroporto de Florianópolis recebe prêmio de mais acessível do país
04 de Abril de 2024

Aeroporto de Florianópolis recebe prêmio de mais acessível do país

O terminal alcança o patamar mais alto na escala que indica o nível de acessibilidade

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O Aeroporto Internacional de Florianópolis e o Aeroporto Internacional de Vitória foram reconhecidos como os mais acessíveis do Brasil.

A premiação inédita foi entregue ontem, em Brasília, durante o lançamento do Programa Asas para Todos, na sede da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC.

Publicidade

Os dois aeroportos, administrados pela Zurich Airport Brasil, receberam a mesma pontuação e ficaram empatados em primeiro lugar no Prêmio ANAC SAC Acessibilidade 2023.

Os aeroportos de Florianópolis e Vitória foram os únicos do país a alcançar o patamar mais alto – pleno – em uma escala que classifica os aeroportos de acordo com a fase em que cada um está em relação as ações de acessibilidade: mínima, básica, satisfatória e plena. O levantamento foi realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e encomendado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

Como foi feita a avaliação?
Os pesquisadores avaliaram 39 aeroportos em todo país utilizando uma metodologia que leva em conta quatro aspectos: Gestão, que se refere a abrangência e frequência dos treinamentos para a comunidade aeroportuária; Comunicação, onde é observada a acessibilidade nos canais virtuais e no terminal; Deslocamento, sobre as facilidades de locomoção proporcionadas aos passageiros; e Uso, onde são levadas em conta soluções para as diferentes inabilidades, como assentos reservados e balcões de checkin preparados para receber pessoas de baixa estatura e cadeirantes.

Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que esteve em Brasília nesta quarta para receber o troféu da premiação afirma que, “Esse reconhecimento é o resultado de ações práticas implantadas de forma pioneira nos aeroportos de Florianópolis e Vitória e mostram nosso comprometimento com o tema. É um privilégio receber esse prêmio e poder compartilhar nossas iniciativas que servem de estímulo para todos construímos uma indústria mais acessível”.

Um dos destaques entre as iniciativas da Zurich Airport Brasil na temática acessibilidade é o Aeroporto para Todos, um programa de inclusão pioneiro nos aeroportos do Brasil. Implantando em fevereiro de 2023 ele consiste em um conjunto de ações que une práticas, tecnologias e construção de novos espaços nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, inspirada nos melhores padrões mundiais.

Os passageiros encontram nos dois aeroportos salas multissensoriais – onde uma iluminação suave, estímulos variados em um ambiente silencioso proporcionam conforto a autistas e pessoas sensíveis ao fluxo mais movimentado das salas de embarque. As equipes passaram por treinamento e capacitação para comunicação em Libras. Além disso, um banheiro para pets foi criado, pensando em quem viaja com seus animais de suporte emocional.

Ainda durante a entrega do prêmio, criado para reconhecer e estimular o desenvolvimento de projetos relacionados a acessibilidade no setor, as companhias aéreas Azul, Latam e Gol apresentaram as principais iniciativas desta temática implantadas nas empresas.

Na foto: Tiago Pereira, Diretor-presidente substituto da ANAC l Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil e Juliano Noman, Secretário Nacional de Aviação Civil. Crédito: Carlos Eduardo Souza

Publicidade
Publicidade