Acervo fotográfico do Jornal de Santa Catarina é doado ao Arquivo Histórico de Blumenau

02 de Setembro de 2021

Ação faz parte das celebrações dos 50 anos do periódico

O Jornal de Santa Catarina e a NSC doam ao Arquivo Histórico de Blumenau todo o acervo fotográfico dos anos de 1971 a 2003, no mês em que o periódico celebra os 50 anos de fundação. As imagens, que estão em filmes negativos, contaram a história do Vale do Itajaí por quatro décadas, até a era da digitalização. Agora, esses materiais irão complementar toda a coleção que está sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais do município. 

A doação do acervo de negativos do Santa à prefeitura de Blumenau ocorreu na manhã desta quinta-feira (02), durante cerimônia em homenagem ao fundador da cidade, no Mausoléu Dr. Blumenau, no Centro Histórico. 

Fatos históricos

 A chegada dos restos mortais de Hermann Bruno Otto Blumenau à cidade em 1974; a visita do presidente Ernesto Geisel durante a Ditadura Militar, em 1976; a queda da Ponte do Salto, em janeiro de 1982; as enchentes históricas de 1983 e 1984; a primeira edição da Oktoberfest; o jogo do BEC contra o Flamengo de Zico em 1989; o show dos Mamonas Assassinas em 1995; o primeiro transplante de coração no Hospital Santa Isabel, em 2001. Todos esses e milhares de outros fatos marcantes da história da cidade compõem o acervo que, agora, ficará à disposição no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, na Rua das Palmeiras. 

   — Existem fotos nunca reveladas, afinal eram centenas de cliques feitos pelos fotógrafos para que uma ou outra fosse publicada. Isso desperta curiosidade. Há ângulos nunca vistos de períodos marcantes da história do Vale que agora ficarão no Arquivo Histórico. É mais uma contribuição do Santa de tantas outras já feitas à região nestas cinco décadas — afirma o coordenador do Jornal de Santa Catarina, Augusto Ittner. 

   Para a diretoria do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau, Sueli Petry, o acervo de negativos no Arquivo Histórico vai proporcionar oportunidade de conhecimento a pesquisadores, estudantes e moradores de toda a região. 

   — Para Blumenau esta doação tem uma importância muito grande por se tratar de décadas de memórias fotográficas. Serão revelados momentos singulares da história da cidade. É algo muito relevante, onde poderemos ter a oportunidade de fazer estudos, pesquisas. Não é apenas um acervo sendo guardado. É a oportunidade de proporcionar a pesquisadores e cidadãos o acesso a novas informações. Fotografias falam.  

   Sueli explica, ainda, que o Arquivo Histórico pretende positivar as fotos com o objetivo de revelar momentos importantes nunca antes vistos. 

   — O próximo passo será positivar estes negativos. É um trabalho lento, porém será muito agradável o desvendar das memórias captadas pelos fotógrafos do Jornal de Santa Catarina. São questões de ordem política, econômica, social, cultural... Momentos que nós até desconhecemos, afinal nem tudo era revelado à época. Ganha a cidade. Temos só agradecer ao Santa por isso. 

‘Vale de Transformações’ 

   No dia 22 de setembro deste ano o Santa completa 50 anos. Para celebrar a data, a equipe do jornal prepara a publicação de uma série especial chamada de “Vale de Transformações”. Serão abordados temas relevantes para a sociedade do Vale do Itajaí, em reportagens que não apenas lembrarão o passado, como trarão discussões a respeito do próximo meio século de transformações de toda a região. A série irá ao ar no santa.com.br e na edição impressa do fim de semana de 25 de setembro. 

Notícias Relacionadas