Publicidade
2ª edição do encontro de criadores de letras Café com Serifa traz exposição e lançamento de tipografia
16 de Agosto de 2016

2ª edição do encontro de criadores de letras Café com Serifa traz exposição e lançamento de tipografia

Publicidade

O Café com Serifa, uma reunião informal para interessados em caligrafia, tipografia e lettering, realiza sua segunda edição neste sábado, 20/8, a partir das 15h, em Florianópolis. Uma das atrações é uma exposição de cartazes em tipografia criados especialmente para a conferência internacional da ATypI (sigla em francês para Associação Tipográfica Internacional), que ocorreu em São Paulo, em outubro de 2015. A seleção vem do acervo de três participantes e inclui um pôster feito no curso de Design da UFSC. O designer Jefferson Cortinove também vai apresentar sua última criação, a fonte Kareemah. Trata-se de uma família completa de tipos com 16 variações como negrito e itálico, além de caracteres abrangendo os idiomas ocidentais e seus sinais gráficos. A programação terá ainda um barril pintado de preto para quem quiser registrar sua criação com giz, além de sorteio de um livro. A entrada é gratuita.

A primeira edição, em junho, atraiu mais de 50 pessoas, número superior ao esperado. “O que mais me surpreendeu foi a quantidade de pessoas que tem a caligrafia como atividade, seja remunerada ou não”, disse o oficial de justiça do Estado e também praticante de caligrafia, Marcus De Lorenzi, presente ao primeiro evento.

Publicidade

O Café com Serifa foi criado para estimular a troca de ideias. “Escritores têm noites de autógrafo e saraus, artistas visuais se encontram em vernissages e feiras, mas quem trabalha com letras não conta com muitas oportunidades de encontrar colegas”, explicou Ivan Jerônimo, designer de interfaces e organizador do evento. Ele informa que o nome veio do fato do local ser um café e que “serifa” é o detalhe nas extremidades de letras como a Times New Roman. Para a arquiteta Luciana Gâmbaro, que há um ano desenvolve trabalhos em lettering e caligrafia, o primeiro encontro foi sensacional: “Fiquei muito feliz de estar entre pessoas que falam minha língua”, completou.

Vários fatores têm motivado as pessoas a entrar na área. No caso dos type designers, responsáveis por criar as fontes que usamos em telas e impressos, softwares mais intuitivos e uma oferta de livros cada vez maior, inclusive traduzidos, tiraram parte das dificuldades da profissão, ao mesmo tempo em que uma geração de novos designers tem feito experiências com a impressão tipográfica tradicional. Calígrafos e letristas, por sua vez, se beneficiaram da valorização recente de trabalhos feitos à mão, como provam os painéis em estilo quadro-negro usados na decoração de interiores e as feiras de impressos em tiragens limitadas, como o Parque Gráfico.

 

Café com Serifa – 2ª edição – Encontro de type design, caligrafia, lettering e afins
Data: 20 de agosto de 2016, sábado, a partir das 15h
Local: Coffee & Shop 18: rua Professor Acelon Pacheco da Costa, 64, loja 3 · Itacorubi, Florianópolis http://coffeeshop18.com.br/
Atrações: exposição de cartazes da ATypI durante o evento (https://tiposetextos.com/2015/08/24/cartaz-para-a-atypi-sao-paulo-2015/) e apresentação da fonte Kareemah (http://www.cort9.com/kareemah/), do designer Jefferson Cortinove
Entrada: gratuita
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/295582164130365/

Publicidade
Publicidade