Estamos compartilhando nossa tradicional série Retrospectiva & Expectativas, trazendo para os leitores um balanço do ano que se encerra e os cenários na visão de profissionais de Publicidade, Comunicação, Marketing e Inovação.
Selecionamos os principais nomes desses ecossistemas para você observar o que pensam e planejam para 2025 importantes marcas catarinenses que estão sempre presentes nas páginas do AcontecendoAqui.
Hoje, nosso convidado é o presidente da ACAERT, Fábio Gigolin. Conheça a mensagem dele a seguir.
Desafios e aprendizados em 2024?
Se 2024 foi marcado por muitos desafios para a ACAERT, também podemos afirmar que o ano foi de grandes realizações. A começar pelo sucesso do 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão e do Prêmio ACAERT/ Microfone de Ouro, realizados em Florianópolis. Dois importantes eventos do mercado de comunicação do país.
Outro destaque do ano foi o lançamento de campanhas de valorização da radiodifusão de Santa Catarina, como as novas etapas do ‘Pense Rádio, Pense TV” e do ‘Não pague o Pato, confie em que apura o fato’, contra Fake News.
Lançamos também a segunda edição da ‘Pesquisa do Rádio’, um dos únicos levantamentos sobre o consumo estadual de rádio do país. E tivemos ainda a ‘Semana Estadual da TV’ e a ‘Semana Estadual do Rádio’, além do concurso ‘VcPodeCast’, a maior mobilização sobre o rádio no ambiente escolar.
Em 2024, a entidade lançou o ‘PDA – Programa de Desenvolvimento ACAERT’, que oferece capacitação e aprimoramento aos profissionais da radiodifusão. Ao todo, foram cinco cursos em diferentes áreas com a participação de 851 alunos. Já a Rede de Notícias ACAERT – RNA apresentou novos produtos, como o ‘Coletiva ACAERT’, que possibilita a participação ao vivo de jornalistas das emissoras em entrevistas com autoridades do estado. Destaco também novos programetes, como ‘Frequência Agro’, que surge como opção de diversificação na programação da emissora. E a Rede Comercial ACAERT – RCA que aprimorou processos para garantir ainda mais a eficiência dos serviços prestados.
Além de tudo isso, demos início ao projeto ‘Memorial ACAERT’, que será o maior acervo digital do rádio do Brasil. A proposta é entregar o memorial à sociedade em novembro de 2025. Portanto, o maior aprendizado foi entender o momento do setor, com ações que demonstraram a relevância do nosso segmento.
O que mudou na estrutura e modelo de trabalho da ACAERT?
Investimos muito em processos gerenciais e capacitação das nossas lideranças. Estamos quase concluindo a implantação do Compliance e as etapas da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. A ACAERT tem a excelência de gestão com uma de suas grandes metas. E nessa construção, temos a satisfação de contar com o apoio da nossa diretoria e associados. A nossa união é o que nos identifica no mercado.
Quais cenários você visualiza para 2025? Como você está preparando a ACAERT para 2025?
Em 2025, a ACAERT completará 45 anos de atuação. Temos muito orgulho da nossa trajetória e de tudo o que foi construído até aqui. A ideia é continuar perseguindo a principal missão da entidade, que é atuar em prol da radiodifusão de Santa Catarina. Será o meu último ano de gestão e, neste sentido, queremos preparar um processo de transição tranquila e à altura do patamar em que se encontra a ACAERT. Acreditamos que podemos fazer de 2025 um ano com grandes perspectivas para o nosso setor. Com uma entidade sempre se renovando em torno dos seus princípios básicos lapidados pela nossa história.