Publicidade
19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo tem inscrições abertas
29 de Maio de 2024

19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo tem inscrições abertas

Promovido pela Abraji, o encontro de jornalistas é realizado na ESPM, em São Paulo

Publicidade

Estão abertas as inscrições para o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji.

O evento será realizado de 11/7 a 14/7, em São Paulo, no campus Álvaro Alvim da ESPM. Nos três primeiros dias ocorrerão as atividades do Congresso e do XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Pelo 6º ano consecutivo, o domingo (14/7) será totalmente dedicado à programação do Domingo de Dados.

Publicidade

O Congresso segue com o formato híbrido em 2024. Haverá atividades presenciais na ESPM-SP, transmissão ao vivo de parte da programação presencial e conteúdos gravados exclusivos da modalidade on-line do evento.

A homenageada desta edição é a jornalista premiada, professora e escritora Fabiana Moraes. A cerimônia de homenagem acontecerá no primeiro dia do 19º Congresso, em 11/7, quinta-feira, às 16h30, no Teatro ESPM. A solenidade, que conta com a exibição de um documentário sobre a trajetória da homenageada, será transmitida simultaneamente pela internet.

Programação e trilhas temáticas

O 19º Congresso oferece mais de 100 atividades distribuídas em trilhas temáticas que vão de quinta-feira a domingo. A cobertura jornalística da Amazônia continua como destaque no evento e ganha uma trilha dedicada à questão. A programação também destaca temas como eleições, segurança pública, corrupção, políticas públicas e democracia. Haverá ainda trilhas de técnicas de investigação, de gestão e outras voltadas para produtos jornalísticos, uso e interpretação de dados, financiamento, segurança de jornalistas, audiência e estudos sobre jornalismo.

A ideia é facilitar a personalização dos conteúdos para cada participante, que poderá montar sua agenda de acordo com assuntos de interesse. Diferentemente das edições mais recentes, em que as atividades tinham as vagas preenchidas por ordem de chegada, este ano cada participante deverá reservar com antecedência as vagas nas palestras, cursos, oficinas, debates e entrevistas. Apenas as pessoas que se inscreverem na plataforma, comprarem os ingressos e receberem a confirmação do pagamento poderão reservar lugares nas salas e auditórios. Só será possível ocupar uma vaga por bloco de horário, ou seja, não será possível reservar atividades que acontecem simultaneamente.

Como há limite de lugares nos espaços físicos e possibilidade de alteração nas reservas, é importante acompanhar pelo site, na página de cada atividade, se as vagas ficarão disponíveis em uma sessão que anteriormente estava lotada.

Essas regras valem para o 19º Congresso (versão presencial), o XI Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo e o 6º Domingo de Dados. Os conteúdos da versão on-line são de acesso ilimitado pelo público que adquirir os ingressos da modalidade.

Atenção: todas as reservas devem ser feitas por meio da plataforma do Congresso. Confira mais informações nesta matéria.

Valores de ingresso e lote promocional

Para participar do Congresso e dos eventos integrados, é necessário adquirir ingressos, que variam de acordo com quatro categorias:

  • Estudantes associados/as à Abraji;
  • Estudantes não associados/as à Abraji;
  • Profissionais associados/as à Abraji;
  • Profissionais não associados/as à Abraji.

Os ingressos do Congresso presencial dão direito aos três primeiros dias do evento (11/7, 12/7 e 13/7). As pessoas interessadas em participar do Seminário de Pesquisa deverão comprar o ingresso do Congresso presencial. Os ingressos do Domingo de Dados (14/7) serão vendidos separadamente, assim como os ingressos do Congresso on-line.

Neste ano, haverá um lote promocional por tempo limitado, que inicia com a abertura das inscrições. Confira os valores promocionais da versão presencial:

Foto: Divulgação

O lote promocional terá duração limitada. Para garantir a participação nos eventos pelo menor preço, é preciso comprar os ingressos quanto antes. As pessoas que adquirirem o Combo Congresso presencial + Domingo de Dados no lote promocional receberão acesso gratuito ao Congresso on-line.

Os valores do Congresso on-line não sofrerão alterações com as mudanças de lote. Os preços variam conforme a categoria de inscrição, que são as mesmas da modalidade presencial.

Foto: Divulgação

Confira todos os valores na matéria.

Descontos em passagens aéreas e hospedagem

Para incentivar a participação de pessoas de diferentes estados do Brasil no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, a Abraji firmou parcerias para garantir preços mais acessíveis de passagens aéreas e hospedagem.

Os descontos em passagens serão oferecidos graças a uma parceria com a companhia aérea GOL. As pessoas inscritas no evento poderão garantir passagens aéreas para São Paulo e de retorno para as cidades de origem com desconto entre 10% e 15% sobre os valores atuais. Quanto à hospedagem em São Paulo, a Abraji fez parceria com sete hotéis no entorno da ESPM-SP, que fica na Vila Mariana. Os descontos variam entre 5% e 15% e são válidos para reservas entre 5/7 e 20/7.

Para saber mais sobre como obter os descontos e a lista de hotéis disponíveis, acesse o link da matéria.

O 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e do curso de Jornalismo da ESPM-SP.

Patrocinam o 19º Congresso: Google, Luminate, Grupo Globo, JSK Journalism Fellowships, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Jusbrasil, Atricon, Abracom, Alright, Fogo Cruzado, Fundo Brasil, Poder360, Internews e Serrapilheira.

São parceiros institucionais: Agence Française de Développement (AFD), Alma Preta, Abert, ANJ, Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Oboré, Textual Comunicação e Transparência Internacional – Brasil.

Foto: Divulgação

Publicidade