Publicidade
Setor de eventos: um mercado multifacetado
13 de Junho de 2022

Setor de eventos: um mercado multifacetado

Mudanças contínuas consolidam o setor que mostra sua capacidade de renovação

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Alisson Barcelos 13 de Junho de 2022 | Atualizado 13 de Junho de 2022

Na economia atual, as mudanças se tornaram um atributo comum a muitos segmentos de mercado. Essa também é a realidade do setor de eventos. Afinal de contas, as inovações tecnológicas somadas às alterações nos perfis de consumo motivam os profissionais a investirem em novas experiências que conectem as marcas aos seus consumidores.
Dessa forma, o mercado se tornou mulifacetado dando vida a uma ampla diversidade de projetos que agregam valor para as empresas e, simultaneamente, atendem as demandas e anseios dos consumidores.
Ações de ativação focadas nos esportes e com participação de atletas; debates em busca de um mundo melhor; eventos ligados ao universo virtual, metaverso e e-Sports; e até mesmo a elaboração de manuais voltados às melhores práticas comprovam que o mercado vem se reaquecendo e se diversificando ainda mais após a pandemia.
Nesse cenário positivo, até mesmo as tradicionais premiações já voltaram para a agenda. É o caso do Prêmio Live que tem o objetivo de destacar os criadores de ações em live streaming e também cases de live marketing, promoções, brand experience, eventos e ativações de marca. A votação ocorre entre os dias 1 e 22 de julho e a premiação está marcada para 9 de agosto. No site premiolive.com é possível encontrar todas as informações referentes à premiação.
Tão simbólico quanto festejar os profissionais e marcas que mais se destacaram, é celebrar a consolidação da retomada dos eventos, especialmente, nesse momento em que o mercado se torna multifacetado. Certamente, o público voltará a ser contemplado cada vez mais com experiências marcantes que aquecem os negócios e encantam os clientes.

 

Publicidade

A multiplicidade de experiências marca o setor de eventos

Uma das características que definem o setor de eventos é a sua imensa multiplicidade de experiências que, na prática, se manifesta na capacidade de encantar e emocionar os participantes das mais variadas formas possíveis.
Ações de ativação tendo como tema as atividades desportivas; encontros e debates sobre como tornar o mundo um lugar melhor; eventos focados no universo virtual, metaverso e e-Sports; e até mesmo a elaboração de manuais voltados às melhores práticas comprovam que o mercado vem se reaquecendo após a pandemia.
Até mesmo a realização de premiações com o objetivo de reconhecer a excelência do trabalho realizado no setor já estão agendadas. É o caso o Prêmio Live que tem o objetivo de premiar os criadores e produtores de ações em live streaming e também cases de live marketing, promoções, brand experience, eventos e ativações de marca.
As indicações aconteceram entre os dias 25 de abril e 10 de junho e a votação ocorre no período de 1 a 22 de julho. A premiação, por sua vez, está agendada para 9 de agosto. No site premiolive.com é possível encontrar todas as informações referente à premiação.
Tão significativo quanto premiar os profissionais e marcas que se destacaram, é celebrar a consolidação da retomada dos eventos em todos os setores. Com certeza, o público voltará a ser contemplado com experiências marcantes que aquecem o mercado e encantam os clientes.

 

Setor de eventos ganha um manual de boas práticas

Roberta Nonis, CEO da Evento Único

O dia 14 de junho será simbólico para todos que atuam no setor de eventos. Nessa data, a Comunidade BenchMICE, grupo formado por gestores de algumas das mais importantes marcas do segmento corporativo brasileiro, fará o lançamento oficial do primeiro Guia de Boas Práticas em Feiras & Eventos.

O objetivo do documento é reunir informações estratégicas para as empresas que movimentam esse mercado como, por exemplo, a fórmula de calcular o valor do metro quadrado para a montagem de estandes, quais itens devem estar inclusos neste cálculo e, também, quais são os direitos e deveres das empresas expositoras no processo de contratação de fornecedores.
Vale destacar que as empresas que fazem parte da Comunidade BenchMICE, como TIM, Roche, Vivo, Microsoft e Nestlé são responsáveis por um aporte financeiro de aproximadamente 1,5 bilhão de reais em eventos corporativos e patrocínios institucionais. Isso significa que o guia foi elaborado e desenvolvido por profissionais que conhecem de perto a realidade e o cotidiano de grandes eventos.
Conforme destacou em entrevista Roberta Nonis, CEO da Evento Único e uma das principais lideranças da Comunidade BenchMICE, a publicação é focada em pontos que “incomodam os gestores que investem alto na contratação de eventos e o mercado ainda não dispunha de um material que pudesse dar direcionamentos nesse sentido”. O lançamento do guia será realizado em um evento online e gratuito com início agendado para as 17h30. Para se inscrever, basta acessar https://www.evento-unico.com/liveguiaboaspraticas.

 

A busca por um mundo melhor é pauta do Rock in Rio Humanorama 2022

Um total de 110 atividade distribuídas em mais de 16 horas de debates gravados e ao vivo. Uma verdadeira experiência a favor de um mundo melhor que tem como perspectiva receber mais de 250 pessoas diariamente, resultando em mais de mil participantes durante toda a realização do evento. Os números chamam a atenção e é o que promete a segunda edição do Rock in Rio Humanorama, evento que acontece de forma simultânea no Brasil e em Portugal do dia 28 a 31 de julho.
A ideia do projeto é compartilhar a visão de mundo de personalidades influentes para propor alternativas e caminhos resolutivos nas questões que se relacionam diretamente à vida das pessoas. Ao todo, 150 convidados participarão das conversas. Entre os nomes já confirmados estão a apresentadora de televisão Angélica, o cantor e compositor Criolo, e Siyabulela Mandela, ativista social e bisneto do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.
Para ampliar a inclusão, toda a experiência terá tradução em linguagem de sinais. A participação online é gratuita, basta se inscrever no site https://rockinriohumanorama.com/. Na modalidade presencial, o ingresso tem o valor de R$590,00 e os organizadores doarão um curso livre na HSM University para cada ingresso vendido.

 

Apresentações culturais e muito esporte marcam evento da Nike no Parque Ibirapuera

No dia 4 de junho quem passava pelo Parque Ibirapuera, localizada na região central da capital paulista, pôde conferir de perto um evento de grandes proporções organizado pela Nike. Durante todo o dia, diversas atrações e experiências foram proporcionadas para os participantes com o objetivo de celebrar os 50 anos da marca.
Quem comandou as atividades foi Felipe Andreoli e Rafa Brites que receberam diversas personalidades ligada ao mundo esportivo como a jogadora de basquete Janeth Arcain. Os representantes da Nike também se fizeram presentes e enfatizaram a importância do tripé People, Planet, Play que se constituem como uma referência de valores para a marca.
Bruno Teixeira, gerente-sênior de propósito da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, destacou que o propósito da marca é “olhar pela diversidade, a equidade e a inclusão. O propósito é o mais coletivo de todos os esportes, e não temos dúvidas do poder do esporte para mudar o mundo. Cada criança, por exemplo, tem o direito de aprender a gostar de esporte, pois uma criança que se move, move o mundo”.
Os aficionados por esporte tiveram seus desejos atendidos. Treinos de futebol para ambos os sexos, jogos de basquete, atividades de atletismo, vôlei, beach tennis, ioga e debates sobre o cotidiano dos atletas e das modalidades esportivas aconteceram durante todo o dia. Para quem curte a união do esporte com a arte, ainda havia a possibilidade de conferir uma das oficinas de customização de camisetas.
É claro que música não poderia faltar e o sonoridade ficou a cargo da cantora Luísa Sonza que colocou para dançar o público. Quem perdeu não tem motivo para ficar decepcionado, já que a Nike planeja uma série de atividades esportivas a partir do segundo semestre deste ano.

 

Red Bull agita o cenário brasileiro de e-Sports

Um relatório divulgado no primeiro semestre deste ano sobre a indústria de e-Sports destacou que o setor deve movimentar 1,38 bilhão de reais em 2022 atingindo uma audiência global superior a 530 milhões de pessoas. Levando em consideração a expressividade desses dados, acontece no país a segunda edição do Red Bull Flick.
As etapas qualificatórias do evento acontecem nos dias 25 e 26 de junho e 2 e 3 de julho e foi disponibilizado pela organização um total de 1.024 vagas para os participantes. Diferentemente do que acontece com os mapas clássicos de CS:GO, o tema do Red Bull Flick se localiza num planeta distante.
De acordo com o regulamento da competição, as 16 melhores duplas se enfrentam no dia 9 de julho para conquistar uma vaga na grande final, que deve acontecer na primeira quinzena de agosto.
Para quem curte o mundo dos games, o evento promete um palco surpresa aos participantes e o vencedores garante vaga na etapa internacional que acontecerá em Copenhague, na Dinamarca. As inscrições e todas as informações sobre o formato da competição estão disponíveis no site https://www.redbull.com/br-pt/events/flick-online-qualifiers-brazil/. 

Publicidade
Publicidade