Publicidade
Premiações e ativações especiais movimentam o mercado de eventos
01 de Julho de 2022

Premiações e ativações especiais movimentam o mercado de eventos

Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade reconhece o talento brasileiro; no país, mercado de eventos ligado a casamentos registra crescimento

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Alisson Barcelos 01 de Julho de 2022 | Atualizado 01 de Julho de 2022

Na edição deste ano do Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade, o Brasil recebeu nada menos do que 70 troféus. Considerado o mais importante evento global da indústria de publicidade e marketing, o festival conferiu às agências nacionais 10 leões de ouro, 21 de prata e 39 de bronze. Em relação à última edição do evento na qual o país recebeu 67 prêmios, houve um avanço positivo.

A análise das premiações obtidas pelas agências brasileiras dá margem a três importantes constatações. A primeira é que é alto o padrão da publicidade produzida em solo nacional. Investindo em qualidade artística e técnica e sem medo de propor visões inovadoras para segmentos de mercado tradicionais, as peças criadas encantam quem assiste e fortalecem a relação do cliente com a marca.

Publicidade

Outro aspecto relevante é que eventos dessa natureza ajudam a entender a criatividade como um investimento estratégico em busca do sucesso comercial. Muitas vezes, empresas e marcas gastam grandes orçamentos em recursos físicos e materiais e deixam de lado o poder da eficácia criativa. De acordo com o relatório State of Creativity Study, os investimentos em criatividade são os mais difíceis de obter no mundo corporativo. A premiação de profissionais que ampliam a conexão das marcas com os consumidores por meio das artes visuais pesa a favor no sentido de quebrar esse paradigma.

Por último, vale destacar que a inovação é atualmente um atributo indispensável para quem busca o sucesso. Em um cenário no qual metaverso e tecnologia se tornaram palavras essenciais, ter a capacidade criativa de inovar é absolutamente essencial. Os 70 leões conquistados pelas agências nacionais provam que em matéria de criatividade não temos do que reclamar.

 

Das telas de cinema para a vida real

Imagem: Divulgação/Mundo Pixar

Desde que o filme Toy Story foi lançado em meados da década de 1990, a produtora Pixar vem apresentando histórias que encantam adultos e crianças. Brinquedos que ganham vida quando ninguém está vendo, monstros que se escondem em armários e têm medo dos seres humanos, um peixe que atravessa o oceano em busca do seu filho e um rato que se transforma no melhor chef de cozinha da França são alguns dos roteiros de filmes que nos últimos anos emocionaram as plateias do mundo inteiro.

Os fãs brasileiros de todas as idades poderão agora curtir toda a magia presente nos filmes do cinema em três dimensões. Entre os dias 20 de julho e 23 de outubro o Shopping Eldorado, localizado na capital paulista, sediará o Mundo Pixar, maior evento mundial da produtora que faz parte do grupo Disney.

Ao todo serão 2.800 metros quadrados divididos em áreas temáticas de filmes como Carros, Procurando Nemo, Os Incríveis, Monstros S.A., o já citado Toy Story e Lightyear, o mais novo lançamento do estúdio. O objetivo dos espaços é proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva em produções que já se tornaram clássicos da sétima arte.

O início da turnê pelos filmes animados começa com uma projeção de grandes dimensões em que é possível relembrar de forma nostálgica cenas dos filmes produzidos pela Pixar. Quem é fã de tecnologia vai se encantar ainda mais, já que o evento conta ainda com objetos 3D, ativações especialmente criadas para a atração e impressões em gigantografia.

E, é claro, quem curte levar aquela lembrancinha para casa vai poder escolher entre muitas opções na loja exclusiva composta por produtos oficiais e licenciados. Os ingressos já estão disponíveis para compra através do endereço http://eventim.com.br/mundopixar. A partir do dia 20 de julho, data do início da atração, as entradas também poderão ser adquiridas diretamente na bilheteria do local.

 

Metaverso e NFTs no centro das atenções

Crédito da imagem: Reprodução/Gucci

O metaverso é um dos principais assuntos do momento, especialmente no mundo dos negócios. Compreender como essa novidade irá impactas as ações das empresas se tornou fundamental para as estratégias comerciais.

Nesse panorama, as NFTs ganharam um papel de destaque, embora seja grande ainda o público que não tem noção exata de como elas funcionam. Foi exatamente com o objetivo de debater esse assunto que aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho o NFT.NYC, evento sediado na big apple que contou a participação de celebridades e experts no tema.

Os números da ação mostram o grande interesse do público: foram 15 mil ingressos vendidos que totalizaram aproximadamente 10 milhões de dólares de bilheteria. Nos três dias de evento, 1.500 palestrantes se revezaram para apresentar as mais diversas facetas desse negócio que cresce em popularidade e em rendimentos.

Para quem ainda tem dúvidas sobre esse assunto, de maneira bem resumida, uma NFT trata-se de uma espécie de certificado de propriedade de uma obra digital. Apenas em termos comparativos, é como um documento de uma galeria de arte comprovando que o quadro que você comprou é original. A diferença, é claro, é que tratam-se de obras digitais.

Um dos principais destaques foi a participação do cineasta Spike Lee, autor de diversos filmes com forte temática social e racial. O diretor explicou como, através de uma fundação criada por ele, utiliza as NFTs para viabilizar financeiramente projetos audiovisuais da comunidade estudantil. O evento também contou com palestrantes de marcas multinacionais como a Nike, a Adidas e a Disney.

 

 5º Serra Catarina Festival de Inverno vem aí

Imagem: Divulgação/Santur

O inverno começou oficialmente no último dia 21 de junho. Mas, bem antes disso, Santa Catarina já havia sido contemplada com doses bem generosas de frio. As baixas temperaturas com direito até a episódios de neve se tornaram atração nacional e, é claro, despertaram o interesse turístico pela região serrana.

E para deixar ainda mais acolhedor o inverno catarinense, acontece entre os dias 1º de julho e 31 de agosto o 5º Serra Catarina Festival de Inverno. O lançamento oficial do evento ocorreu ainda durante o backstage da tradicional Festa do Pinhão, em Lages. O município faz parte de um total de 18 cidades serranas que oferecerão atividades relacionadas ao festival.

A iniciativa foi criada no ano de 2016 com o intuito de fomentar o turismo na região, especialmente após a Festa do Pinhão que já é conhecida nacionalmente. Entretanto, o festival não aconteceu nos últimos dois anos devido a pandemia da Covid-19.

A programação completa será divulgada em breve e os visitantes que desejam conhecer as belíssimas paisagens da serra catarinense podem esperar muita coisa boa. Na última edição que ocorreu em 2019, o evento contou com mais de 160 atrações que atraíram aproximadamente meio milhão de turistas.

Com uma grande diversidade de experiências culturais, gastronômicas, esportivas e atrações turísticas para todos os gostos e bolsos, os municípios que participam do festival são: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. Será imperdível.

 

Mercado de eventos relacionado a casamentos registra importante reaquecimento

Imagem: Freepik

A pandemia da Covid-19, de fato, impactou a vida das pessoas e, em muitos casos, até mesmo sua felicidade. Foi o que aconteceu com muitos casais de noivos que tiveram que adiar as cerimônias e festas de casamento devido à necessidade de atender os protocolos de distanciamento social.

Com a ampliação da vacinação e o relaxamento das medidas de segurança, o interesse dos casais pela felicidade voltou com força total em todo o país. Um estudo realizado pela GetNinjas, uma das principais plataformas online do mercado nacional que conecta clientes e prestadores de serviços, apontou que houve um aumento de 67% na busca por serviços relacionados à casamentos durante o primeiro trimestre de 2022.

Diversos segmentos diretamente ligados às festas de matrimônio apresentaram resultados ainda mais expressivos. A busca por fotógrafos, por exemplo, cresceu mais de 50%, e a procura por serviços de buffet apresentou um volume 71% maior de pedidos durante o período.

Para os casais que pretendem trocar a aliança e começar a jornada rumo à felicidade eterna na frente de muitos convidados, vale lembrar que os orçamentos podem ter sofrido um considerável acréscimo em relação aos valores pré-pandemia.

Dados divulgados pela Abrafesta – Associação Brasileira de Eventos indicam que os preparativos para as cerimônias e recepções de casamento sofreram um reajuste de até 30% neste intervalo de dois anos.

Publicidade
Publicidade