Publicidade
Pra onde ir?
04 de Abril de 2022

Pra onde ir?

Tecnicamente a economia brasileira saiu da recessão, mas o que virá nesse ano eleitoral?

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Coluna Economia 04 de Abril de 2022 | Atualizado 05 de Abril de 2022

Já findando o I° Trimestre de 22, muitos Presidentes de Empresas e Ceos devem estar se fazendo esta pergunta.

O Senhor Mercado segue andando de lado para muitos segmentos, com vendas fracas e com margens em declínio. A demanda para o consumo segue deprimida e os juros subindo não ajudam em nada.

Publicidade


por Hermes Ghidini

Setores como o Financeiro (vide balanços dos bancos), Tecnologia e Varejo de Alimentos vão bem. O Agro segue com altos e baixos desde a estiagem com preços subindo. Quem exporta também vai bem com o dólar ainda atraente, embora em tendência de queda.
Problemas temos de sobra e comuns em todas as empresas. Posso enumerar alguns mais comuns:

  • 1. Queda das Receitas e de Margens (pior)
  • 2. Endividamento
  • 3. Passivos Tributários e Trabalhistas
  • 4. Conflitos de Sócios e/ou Sucessores mal preparados
  • 5. Solidão na tomada de decisão

Então é hora de revisar o posicionamento e estimular planos alternativos para a continuidade dos negócios.

Tecnicamente a economia brasileira saiu da recessão, mas o que virá nesse ano eleitoral, fora as baixarias dos candidatos?

A Selic bateu no teto? Vamos ter expansão do Pib no decorrer do ano? A inflação será controlada abaixo dos 5%? E o dólar pode ficar abaixo dos R$ 4? A capacidade ociosa das Indústrias será reduzida?

O ex-ministro Maílson da Nóbrega sempre dizia que a Economia Brasileira tinha amadurecido, apesar dos políticos, e que ela se descolava da Política a partir de estabilidade do País. Será mesmo?

Ele pregava incansavelmente por Reformas Estruturais, pela Diminuição do Estado, seja Federal, Estadual ou Municipal, pela maior Abertura Econômica. Algum dos candidatos bem que poderia abraçar essas causas.

Voltando para o tema das Alternativas que os Presidentes e Ceos podem encontrar temos as primeiras 3 Alternativas:
a) Alternativa de Expansão. Como?: Aquisições ou aumento de cobertura das áreas hoje atendidas
b) Alternativa de Reestruturação: Como? : ficar menor e mais robusto
c) Alternativa de Diversificação. Como?: Criar novos produtos ou serviços.

O que importa é sair da inércia.

No próximo artigo acrescentarei mais 3 Alternativas. Aguardem.

Hermes Ghidini – Consultor de Empresas
HL Ghidini Consultoria e Conselho de Gestão
Site : www.hlghidini.com.br
E-mail : hghidini@terra.com.br
Cel: 51-98424-9709

Publicidade
Publicidade