Usado para divulgar notícias e informações relevantes, saber otimizar um release com SEO para mecanismos de busca é uma oportunidade para aumentar a visibilidade do material publicado.
Além de alcançar um público mais amplo, qualificado e engajado, um SEO release traz maior tráfego para o site e ajuda na construção de autoridade em seu nicho.
Entenda técnicas e saiba como escrever um bom release para SEO, considerando palavras-chave, título, escaneabilidade e todos os componentes da estrutura do texto.
Como otimizar um release com SEO
O mundo da comunicação mudou e evoluiu significativamente nos últimos anos. Até um release, que é um informativo tradicional, precisa se adaptar para alcançar os resultados esperados.
O ambiente digital possui regras bem definidas. Para alcançar o público online, é preciso aplicar técnicas de otimização de conteúdo, pois não basta apenas saber como escrever press release, é necessário incluir técnicas SEO para aumentar o alcance e a visibilidade do informativo.
Ao aplicar os conceitos de maneira adequada, o conteúdo poderá ser facilmente com palavras-chaves específicas e comuns ao segmento destinado.
O sucesso online requer aparecer entre os primeiros resultados do buscador. Para isso é preciso:
Focar nos assuntos relevantes para definir as palavras-chave
Para saber como escrever release de sucesso, esteja atento às principais tendências do momento. O que as pessoas estão buscando, o que está em maior destaque agora?
Quando um conteúdo compreende as temáticas mais buscadas, há maiores chances de atingir o público-alvo. Além de contribuir com o ranqueamento, já que a página passa a ter maiores acessos.
As palavras-chave são consideradas a base de um SEO de sucesso.
Em termos de release, as palavras-chave servem como um guia específico que deve ser usado estrategicamente. Use ferramentas analytics para identificar os termos mais buscados em relação ao tema que será abordado.
No entanto, não cometa o erro de encher o texto com essas palavras-chave. Use-as com coerência, distribuídos em todo o contexto de maneira natural, acrescente sinônimos e termos relacionados.
Ter títulos atrativos
Imagem de rawpixel.com no Freepik
Todo mundo concorda que um bom título é o que faz um leitor clicar e ler determinada reportagem ou conteúdo. Considerando o SEO de um release, o título deve ser conciso, atrativo e conter a palavra-chave principal.
Embora possa parecer uma pequena parte do texto, títulos precisam despertar a curiosidade e instigar a pessoa a clicar para saber mais sobre determinado tema.
Porém, fuja de temas sensacionalistas ou que não tenham relação com o release. Todas as manchetes devem ser simples e diretas, caso contrário, podem ter um desempenho negativo.
Criar autoridade de marca
Entender como escrever um release envolve entender que o primeiro parágrafo sempre deve conter a informação essencial do texto. E apresentar uma introdução condizente ao conteúdo.
Nesse sentido, ao elaborar um texto que tenha como foco bons critérios de noticiabilidade, tenha como intuito potencializar a autoridade da sua marca.
Sempre inclua informações completas capazes de fazer com que seu texto seja uma referência no assunto. Procure usar uma linguagem jornalística para apresentar suas contribuições.
Esse tipo de estratégia torna o conteúdo mais refinado e confiável. Também ajuda a aumentar a visibilidade e contribui para que outros sites referenciem seu conteúdo, criando uma boa rede de link building de forma natural.
Atenção a estrutura e escaneabilidade
Estudos apontam que a maioria dos leitores passam mais tempo lendo a parte esquerda da página. Por isso, a estrutura do conteúdo web deve favorecer uma leitura dinâmica e fluída. As informações devem ser apresentadas de maneira sucinta e objetiva, principalmente em um release.
Muitas vezes, antes de ler o texto por completo, o internauta faz uma leitura superficial, passando os olhos por cima da página em busca de itens que chamem sua atenção.
Divida o texto em subtítulos para organizar o texto em blocos de assunto e evitar uma leitura exaustiva e cansativa. Essa prática permite que o leitor se aprofunde em um determinado desdobramento da notícia.
Acrescentar listas e bullets é altamente recomendado e favorece a legibilidade.
Diversifique o tipo de conteúdo criado
Imagem de cottonbro studio no Pexels
Evite ficar apenas no conteúdo em texto. Muitas vezes fotos, vídeos e outros itens gráficos garantem maior compreensão e riqueza ao assunto abordado.
Ao incluir qualquer tipo de item adicional, lembre-se de usar a palavra-chave na descrição. Isso potencializa o SEO e faz com que o conteúdo seja encontrado por outras ferramentas, como o Google Imagens.
Além disso, o objetivo de um release é ser publicado por vários sites. No entanto, se o texto for exatamente igual, os buscadores podem puni-lo como plágio.
Produza releases diferentes e escolha estrategicamente em quais portais seu conteúdo deve ser divulgado. Essa prática garante originalidade e favorece o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Como criamos releases otimizados com técnicas de SEO
Como você viu acima, escrever um release vai muito além de falar bem sobre determinado assunto. Para engajar seu conteúdo na internet, é importante focar em estratégias de SEO.
Então, após escrever, inserindo todas as informações necessárias, é fundamental otimizar um release com SEO. Em nossa experiência, elaboramos um planejamento de pauta, adicionando todas as informações que o texto terá que ter e pesquisamos as principais palavras-chave, e mais relevantes para o redator inserir no conteúdo.
Com isso conseguimos obter um texto rico em informações pertinentes ao leitor e a portais de notícias, bem como também um conteúdo estruturado para ranquear nos buscadores. Veja abaixo um exemplo de release elaborado pela nossa equipe, que foi aceito por portais renomados para publicação e que recebeu muitos acessos:
Imagem: CNN Brasil
Note que a nossa equipe não só tinha o tema em mãos, mas conseguiu criar um título atraente sobre o assunto, com uma palavra-chave forte. Assim sendo, o conteúdo foi aceito por um portal com excelentes métricas, o que contribuiu com o acesso dos leitores ao post.
Além disso, o artigo conseguiu estar nas primeiras posições do Google para o nicho. Isso ajudou o nosso cliente, Smartia Seguros, a alcançar muitos leads.
Agora você já sabe como otimizar um release com SEO. Aplique todas essas técnicas para melhorar o SEO de seu conteúdo jornalístico e obtenha muito mais sucesso em suas publicações online.
Foto do topo: Freepik