Em minha última coluna publicada no portal Acontecendo Aqui, fiz uma reflexão a respeito do excelente momento vivido pelo setor de eventos em 2024. Com ações e ativações em todo o país, o segmento gerou excelentes resultados.
E, ainda mais importante, ampliou de forma significativa a conexão entre o público e suas marcas favoritas. Eventos com o Rock in Rio, em que diversas empresas apostaram na interatividade para oferecer aos participantes experiências inesquecíveis, contribuíram para reforçar junto ao público o interesse por novas emoções.
Entretanto, há ainda desafios a serem vencidos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) constatou que aproximadamente 80% dos contratados no setor de eventos são informais. O dado é ainda mais representativo tendo como base de análise a média nacional que é de 36%.
Por fim, outro dado que merece ser mencionado é a contribuição de toda a cadeia produtiva do setor para o desenvolvimento econômico do país. Além do crescimento de 8,5% nos resultados no comparativo com o ano de 2023, o setor ainda foi responsável pela geração de mais de 76 mil novas vagas de emprego. Vale ressaltar que muito desse avanço ocorreu devido aos impactos positivos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE).
Novo ciclo
À medida que 2024 vai se despedindo, o próximo ano já acena adiante. Tanto para os realizadores de eventos quanto para o público a expectativa é que o novo ciclo seja tão positivo quanto foi este que agora se encerra.
É grande e diversificada a relação de shows e espetáculos musicais que já estão confirmados em 2025. Sucessos novos e ícones da música internacional devem visitar o país e, ao que tudo indica, lotar estádios e centros de eventos.
No que tange o universo corporativo, diversas ações também já estão confirmadas no calendário à espera de unir profissionais e gestores em busca de networking e das novidades dos mais diversos setores de mercado. Vamos conferir as principais.
Primeiro semestre
Há quem diga que o ano só começa verdadeiramente depois do carnaval e, em 2025, a tradicional “terça-feira gorda” acontece no dia 04 de março. A boa notícia para quem está esperando curtir um grande evento já no começo do ano novo é que desde o início de janeiro as atrações internacionais já desembarcam em solo nacional dispostas a colocar todo mundo para dançar.
Um dos primeiros grandes shows de 2025 acontece no eixo Rio-São Paulo em janeiro. A cantora Ally Brooke, ex-integrante do grupo Fifth Harmony, se apresentará no país pela primeira vez no formato solo no dia 16 de janeiro no Teatro Clara Nunes (Rio de Janeiro) e no dia 17 de janeiro no Teatro Gamaro, na capital paulistana.
Em fevereiro, ainda com bastante tempo até a festa do Rei Momo, acontece nos dias 11 e 13 os shows de Shakira também no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente. Com mais de 30 anos de carreira e autora de sucessos que atravessam o tempo e continuam no coração e na memória do pública, Shakira deve unir um público de várias idades nas apresentações.
Ainda no mês de fevereiro, quem faz um mini turnê no país é o cantor Sting. Vocalista e nome mais conhecido da banda The Police, o cantor e compositor no apresentará no dia 14 no Rio de janeiro, no dia 15 em São Paulo e no dia 18 em Curitiba. É uma excelente oportunidade para revisitar sucessos e conhecer as composições mais recentes do artista que marcou uma geração.
No final de março, entre os dias 28 e 30, acontece a edição 2025 do Lollapalooza Brasil. O evento que desde 2012 celebra a música e oferece aos participantes experiências diferenciadas contará com mais de 70 atrações e acontecerá no Autódromo de Interlagos em São Paulo. Entre os principais artistas que se apresentarão no festival estão Olivia Rodrigo, Shawn Mendes, Justin Timberlake e Alanis Morissette.
Para quem gosta de festivais ainda no primeiro semestre terá um evento imperdível: a edição 2025 do lendário Monsters of Rock. Como já é tradição desde 1994, o evento reúne alguns dos nomes mais badalados e icônicos do cenário roqueiro internacional. Na edição do ano que vem, que acontece no dia 19 de abril, o line-up completo contará com Scorpions, Judas Priest, Europe, Savatage, Queensrÿche e Opeth.
Segundo semestre
A metade final do ano mantém a mesma vibe e intensidade dos primeiros seis meses. Diversas atrações já estão confirmadas para o período.
As apresentações começam já no início de julho. No dia 08, em São Paulo, tem show confirmado de James Blunt. O cantor e compositor que fez muito sucesso nos últimos anos com canções como “You´re Beautifull”, “Same Mistake” e “Carry You Home” promete encantar o público com seu mix de canções românticas e dançantes.
Setembro é o mês de outro evento marcante no calendário nacional: o festival The Town. Na edição do próximo ano, nomes do passado e do presente como Katy Perry, Green Day, Sex Pistols e Iggy Pop já estão confirmados. Quem curte o verdadeiro rock nacional, também vai poder dançar ao som de Pitty, CPM22 e do cantor Supla.
Com um total de quatro shows no mês de novembro, nas cidades do Rio de Janeiro (08), São Paulo (10), Brasília (13) e Porto Alegre (15), a banda Linkin Park apresenta a turnê “From Zero World Tour” que faz referência ao novo álbum da banda. Vale lembrar que o grupo conta com uma nova integrante: Emily Armstrong.
E que tal curtir o show de uma das maiores bandas de rock das últimas décadas para encerrar o ano? Os ingleses do Oasis têm shows confirmados nos dias 22 e 23 de novembro em São Paulo. Tendo se comparado ainda na década de 1990 aos Beatles, a banda teve uma trajetória irregular, mas promete um show inesquecíveis para quem gosta do bom e velho rock and roll.
Universo corporativo
Conforme um relatório produzido pela Mordor Intelligence, o mercado global de eventos e exposições foi avaliado em mais de 44 bilhões de dólares em 2024. Empresas do mundo inteiro utilizam de forma cada vez mais assertiva eventos corporativos como facilitadores das atividades comerciais e impulsionadores do crescimento econômico.
No Brasil, essa realidade se repete. De norte a sul do país, eventos focados nos mais diversos nichos de mercado são autênticos pontos de encontro entre profissionais, empresas e o público em geral. Do fortalecimento do networking à ampliação dos resultados empresariais, muitos são os benefícios dos eventos corporativos. Confira, abaixo, uma relação de cinco grandes eventos que irão movimentar o setor de negócios em 2025.
ACE SUMMIT 2025
Data:30 de julho (São Paulo)
O evento promove um dia de imersão e reúne empreendedores, investidores e corporações com uma programação repleta de oportunidades exclusivas. É um ambiente ideal para quem busca inovação e novas parcerias.
WEBSUMMIT
Data: 27 a 30 de abril (Rio de Janeiro)
O Web Summit se consolidou como uma das maiores e mais influentes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo. Criado no ano de 2010, promove o encontro de startups, investidores, líderes empresariais e jornalistas especializados.
GRAMADO SUMMIT 2025
Data: 4 a 6 de junho (Rio Grande do Sul)
O evento espera um público superior a 20 mil participantes e contará com 300 palestrantes e 500 expositores. O foco é a exploração de novas ideias em tecnologia, comunicação e empreendedorismo.
STARTUP SUMMIT 2025
Data: 27 a 29 de agosto (Santa Catarina)
Criado pelo Sebrae, o evento é um ponto de encontro para startups, investidores e grandes empresas. O evento explora tendências, apresenta inovações e promove negócios no setor tecnológico.
RD SUMMIT 2025
Data: 5 a 7 de novembro (São Paulo)
Reconhecido como o maior evento de marketing e vendas da América Latina, o evento é o ponto de encontro de profissionais em busca de insights inovadores e estratégias práticas. Com uma programação repleta de palestras inspiradoras, workshops e networking qualificado, o RD Summit é ideal para quem deseja estar à frente nas tendências do mercado digital.
Feliz Ano Novo
Depois de participar de um grande evento, nada melhor do que tirar alguns momentos de descanso para recompor as energias, não é verdade? É isso que faremos agora. Nossa coluna vai dar uma pausa agora e, em breve, retornaremos com força total.
O ano de 2024 foi extremamente positivo para o setor de eventos. Tenho certeza que o ciclo que se inicia no próximo dia 1º de janeiro também será marcado por muito sucesso e realizações.
Desejo a todos os profissionais que atuam de forma direta e indireta no setor e, também, a todos os participantes que fazem a diferença nas ações que tenham um excelente 2025 repleto de alegrias e conquistas.
Um grande abraço a todos e Feliz Ano Novo!