Publicidade
O marketing e a inovação como vetores de desenvolvimento para o setor de eventos
11 de Julho de 2022

O marketing e a inovação como vetores de desenvolvimento para o setor de eventos

Com o mercado em fase de reaquecimento, serão necessárias estratégias assertivas para o retorno dos bons resultados

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
Por Alisson Barcelos 11 de Julho de 2022 | Atualizado 11 de Julho de 2022

O mercado de eventos vive um momento de reaquecimento. A demanda reprimida nos dois últimos anos, tanto por parte das empresas e marcas quanto por parte do público, deve agregar bons resultados ao setor. Porém, os tempos são outros e, sem sombra de dúvidas, serão necessárias novas estratégias para que os bons resultados retornem de forma expressiva.

E justamente com o objetivo de impulsionar ainda mais os negócios no estado, a ADVB/SC realiza entre os dias 13 e 14 de julho o NEXT MKT, evento totalmente gratuito e 100% online. Muito mais do que a apresentação de palestras com assuntos que impactam de forma direta as empresas dos mais variados segmentos, o evento tem como meta a criação de experiências de conexão entre os profissionais de marketing, vendas e comunicação, criando um verdadeiro fórum de debates para temáticas ligadas ao dia a dia do mundo corporativo.

Publicidade

O NEXT MKT traz o legado do Mix de marketing, nome anterior do evento, e já conta com uma história consolidada no território catarinense. Nas edições já realizadas reuniu mais de 12 mil participantes, 45 empresas parceiras e 32 palestras nacionais e internacionais. A meta da edição 2022 do evento é atingir pelo menos 15 mil participantes. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.nextmkt.online.

Também com o objetivo de promover o setor, ações pioneiras como o projeto desenvolvido na cidade de Goiânia que visa desburocratizar a obtenção de licenças para a realização de eventos pode se tornar uma referência para as outras cidades no país. E por falar em temas nacionais, Santa Catarina está entre os estados do país com melhor infraestrutura para atender as demandas do setor turístico e de eventos. Confira todos os detalhes na coluna.

A desburocratização como forma de impulsionar o setor de eventos

 

Crédito da imagem: Divulgação/Prefeitura de Goiânia

A desburocratização dos processos e ações ligadas à administração pública é uma ferramenta fundamental para o crescimento econômico. A facilitação do cotidiano dos empresários e empreendedores possibilita a geração de mais negócios, o que impacta de forma positiva toda a sociedade.

Nesse sentido, a prefeitura de Goiânia vem consolidando um importante projeto que visa agilizar a emissão de licenças para eventos culturais, turísticos e esportivos. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa, o “Evento Fácil”, plataforma que pretende digitalizar os processos no setor, está em fase de conclusão.

Entre os principais objetos da plataforma está a aceleração dos procedimentos para liberação do eventos. A ideia é reduzir de 21 para 9 dias o tempo de tramitação de um pedido de evento.

Outro importante destaque do projeto é que assim que estiver em operacionalização, o Evento Fácil possibilitará que o próprio promotor ou realizar dê entrada no processo para obtenção dos alvarás necessários, além de gerar e imprimir as guias e taxas para pagamento. Após o cadastramento do evento, é possível acompanhar o desenrolar do processo até o recebimento da licença em formato digital, evitando assim a necessidade de deslocamento até a sede da prefeitura.

Os realizadores de eventos que atuam em Goiânia, com certeza, terão grandes benefícios com essa ideia inovadora. Para o restante do Brasil, quem sabe o projeto desenvolvido na capital de Goiás possa ser utilizado como referência e, assim, facilitar os trâmites e agilizar a realização dos eventos. Toda a cadeia produtiva do setor se beneficiaria.

Fica a torcida!

Festival Gastronômico Pomerode retorna após paralização de dois anos

 

Crédito da imagem: Trouxinha Alemã/Divulgação: Instagram Festival Gastronômico Pomerode

Após um hiato de dois anos devido aos protocolos de saúde e segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o Festival Gastronômico Pomerode retorna com força total oferecendo aos visitantes e moradores da cidade a oportunidade de saborear receitas que fazem parte da história e da cultura do município.

O evento teve início no dia 7 e se estende até 24 de julho. Os entusiasta da boa gastronomia podem visitar o Parque Municipal de Eventos de Pomerode de segunda-feira a sábado, a partir das 18h, e no domingo das 11h às 16h.

Quem for saborear as receitas exclusivas vai perceber que o parque se transformou em uma verdadeira vila gastronômica de inverno e a boa notícia é que nem o frio será problema, já que aquecedores espalhados pelo espaço e cobertinhas disponíveis para os visitantes tornam o ambiente ainda mais acolhedor e intimista.

Ao todo são 12 restaurantes que apresentam receitas inspiradas em pratos que compõe um rico panorama histórico da cidade. As mesas compartilhadas permitem que a sensação da gastronomia como uma arte e um prazer a ser compartilhado ganhe ainda mais dimensão.

Nas palavras de Manfredo Goede, presidente da AVIP – Associação Visite Pomerode, “esquecendo totalmente a modéstia, nosso festival é o mais charmoso de Santa Catarina. A originalidade dos pratos, bem como os cuidados com a decoração e o serviço prestado fazem totalmente a diferença”.

 

Santa Catarina é um dos estados brasileiros com melhor estrutura para turismo e eventos

 

Crédito das imagens: Flick MturDestinos

Conforme a análise realizada pela Nova Vida TI, empresa especializada na mineração de informações baseadas em grandes volumes do dados, Santa Catarina ocupa a segunda posição no ranking dos estados com maior número de cidades turísticas.

O estado barriga-verde, que apresenta ao todo 139 municípios com vocação e potencial turístico, fica atrás apenas de São Paulo, com 178 cidades que detém a infraestrutura básica necessária para o bom atendimento dos visitantes.

O estudo também analisou a estrutura das cidades e estados tendo como tema as condições necessárias para a realização de eventos. Neste quesito, Santa Catarina aparece na quarta posição, atrás de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Os catarinense contam em sua terra natal com 24.577 unidades de transporte, 2.310 meios de hospedagem, 2.026 apresentações artísticas, 69 patrimônios culturais e históricos, e 5.413 atrativos de lazer.

A divulgação do ranking ganha uma importância ainda maior nesse período em que a sombra da pandemia da Covid-19 fica cada vez mais no passado. Como muitos eventos tiveram que ser adiados ou mesmo cancelados nos últimos dois anos em virtude do atendimento das normas de restrição de contato, existe uma demanda reprimida que pode proporcionar bons resultados para o estado de Santa Catarina.

É importante destacar que quem participa de eventos é um público exigente e que quer ser bem atendido. Por isso, para quem busca fortalecer sua participação no mercado é essencial investir na capacitação dos profissionais. As belas paisagens catarinenses aliadas a uma infraestrutura adequada para eventos e turismo e um bom atendimento devem impulsionar ainda mais o setor em todo o estado.

 

Arena XP une esporte e lifestyle em uma proposta inovadora no centro de São Paulo

 

Crédito da imagem: Divulgação/Arena XP

As mudanças ocorridas recentemente no perfil de consumo fizeram com que atividades relacionadas ao universo desportivo e que estejam ligadas a um lifestyle mais sustentável estejam em grande evidência na atualidade.

Com o objetivo de oferecer aos moradores e visitantes da maior cidade da América Latina um local em que seja possível praticar esportes e, de forma simultânea, curtir bons momentos na companhia de amigos, foi inaugurado no último dia 09 de julho o Arena XP.

O espaço localizado na região central de São Paulo conta com uma área com mais de 4 mil m² que é dividida em seis quadras destinadas à prática de beach tennis, entre outras atividades ao ar livre. Para os frequentadores, o ambiente ainda dispõe de restaurante, bar e uma área com infraestrutura ideal para a realização de eventos.

Aberta diariamente entre as 12h e às 23h, a Arena XP tem uma capacidade máxima de 1.500 pessoas. Um dos diferenciais do local é que os clientes da XP possuirão alguns benefícios, como, por exemplo, a possibilidade de receberem investback em determinados serviços consumidos no local.

Outro ponto que torna o empreendimento ainda mais interessante é que ele foi edificado no espaço em que existia um estacionamento, ou seja, além de valorizar de forma considerável a região ainda promoveu a revitalização do local com um projeto inovador e destinado aos mais diversos públicos.

E para quem prefere um bom programa cultural no lugar de queimar algumas calorias com a prática esportiva, a Arena XP contará com uma agenda diferenciada de eventos, shows e apresentações musicais aos finais de semana com nomes ligados à música popular brasileira. As reservas podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99772-6221.

Publicidade
Publicidade