Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto as atenções do mundo ficaram focadas em Paris durante a realização dos Jogos Olímpicos. Além de ser a maior e mais importante competição poliesportiva mundial, reunindo atletas de um total de 204 nações que se enfrentaram em mais de 48 modalidades, que iam de esportes tradicionais como o futebol a inovações como o breaking, as olimpíadas também tiveram um papel simbólico importante, já que demonstram que a paz entre os povos é possível mesmo em um panorama marcado por duas guerras em andamento.
Se analisarmos os Jogos Olímpicos parisienses sob a ótica do setor de eventos, disruptivo é um adjetivo que se enquadra perfeitamente. Pela primeira vez na história, a cerimônia de abertura não ocorreu em um ambiente fechado. Toda a Cidade Luz foi palco dos eventos que davam as boas-vindas aos atletas. Até mesmo o Rio Sena, com toda a sua imponência, serviu de passarela.
Se não bastassem os dois mil artistas, os 20 mil profissionais envolvidos em todas as fases do espetáculo e os mais de 1800 figurinos utilizados, a cerimônia ainda contou com a apresentação absolutamente emocionante da cantora Celine Dion, que voltou a se emocionar o público após dois anos afastada dos palcos. Se as vitórias, conquistas e recordes obtidos sob o céu parisiense já fazem parte da história, o mesmo pode-se dizer do evento de abertura que, com certeza, ficará marcado na memória de todos.
Das medalhas para as guitarras
É claro que os atletas dentro das quadras, gramados e piscinas não foram as únicas estrelas que brilharam em 2024. O mundo acompanhou turnês de artistas consagrados que cruzaram as fronteiras do planeta e apresentaram ao público shows que emocionaram, divertiram e possibilitaram a vivência de experiências inesquecíveis.
Tendo iniciado ainda em 2023, quando passou pelo Brasil, a turnê da cantora norte-americana Taylor Swift, batizada de The Eras Tour, mais uma vez foi um dos grandes sucessos do ano no segmento musical. Foram dezenas de shows por todo o mundo que levaram o público ao delírio e consolidaram a interprete como a artista mais ouvida no Spotify pelo segundo ano consecutivo.
Além da popstar teen, os britânicos do Coldplay com a turnê “Music of the Spheres” também fizeram enorme sucesso, proporcionando altas doses de rock com a mensagem de que um mundo melhor é possível. A previsão é que turnê desembarque no Brasil nos últimos meses de 2025. Outros ícones da música mundial como a sempre polêmica Madonna, o irreverente Bruno Mars e o eterno beatle Paul McCartney também marcaram o ano de 2024 com apresentações emocionantes e, no repertório, clássicos e sucessos atuais que estão na ponta da língua do público de todo o mundo.
Palcos brasileiros
Música de qualidade, muita diversão e experiências de impacto não foram exclusividades do público internacional. Os brasileiros também tiveram a oportunidade de participar de shows e eventos que marcaram o calendário de 2024.
O Rock in Rio, mais uma vez, trouxe uma escalação de artistas cujo objetivo era agradar a todas as faixas de público. Do rap de Travis Scott, passando pelo funk de Ludmilla, até chegar ao heavy metal da banda Evanescence, o público foi brindado com apresentações antológicas.
Um detalhe do festival de rock carioca que merece ser destacado é o investimento das marcas na geração de experiências voltadas a ampliar a conexão com os consumidores. Empresas dos mais diversos segmentos, da gastronomia ao universo bancário, criaram ativações especiais dentro da cidade do rock que proporcionaram aos participantes muita diversão e brindes.
Em matéria de sonoridade, o Lollapalooza também não deixou a desejar. O evento musical que aconteceu ainda no primeiro semestre de 2024 apresentou shows de artistas com o irlandês Hozier, a banda norte-americana Limp Bizkit, e os brasileiros MC Livinho e Luísa Sonza.
Guardadas as devidas proporções, florianopolitanos e catarinenses também viveram momentos inesquecíveis associados ao setor de eventos. A edição deste ano da Oktoberfest foi um verdadeiro sucesso. Durante os dias da festa, aproximadamente 579 mil visitantes passaram por Blumenau, gerando uma movimentação econômica na ordem de 350 milhões de reais para todo o estado de Santa Catarina. Além disso, a festa de origem alemã foi responsável pela criação de mais de 6 mil vagas de emprego temporárias, possibilitando a geração de renda para um grande número de pessoas.
Na capital do estado, a grande atração do ano foi o show de Paul McCartney no dia 19 de outubro. Tendo se apresentado pela primeira vez em solo florianopolitano no ano de 2012, o compositor de algumas das canções mais conhecidas e celebradas de todo o mundo retornou à Ilha da Magia com a turnê “Got Back”. A apresentação do cantor destacou novamente o potencial da região para sediar eventos internacionais de grandes dimensões.
O que ainda está por vir
E quem pensa que com a aproximação do final do ano as atrações internacionais já não fazem parte do calendário nacional de eventos, pode mudar de ideia. Grandes ícones da música ainda têm apresentações agendadas até a chegada do Ano Novo.
O rapper e compositor Post Malone, considerado um dos artistas mais celebrados do momento, faz show no dia 21 de dezembro em São Paulo, onde vai apresentar sucessos de diversas fases de sua carreira.
Depois de 14 anos o cantor norte-americano Chris Brown retorna ao país. O show que havia sido agendado para o dia 21 de dezembro teve os 50 mil ingressos esgotados em apenas uma hora de vendas. Por isso, foi anunciada mais uma apresentação do artista no dia 22 de dezembro. Para os fãs do rhythm and blues, a oportunidade é imperdível.
Para quem ainda tem folego para curtir mais um grande festival, acontece na segunda quinzena de dezembro em São Paulo o Villamix Festival. Entre as atrações, destaque para o DJ brasileiro Vintage Culture.
O sucesso dos eventos corporativos
Se o público lotou os estádios e arenas em todo o país fazendo dos eventos artísticos um segmento de absoluto sucesso em 2024, situação semelhante viveu o mercado ligado ao universo corporativo. A busca dos profissionais por informação e conhecimento estratégico aliada a projeto ousados e inovadores contribui para excelentes resultados do setor.
Dados divulgados pela UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Eventos registraram que somente o estado de São Paulo recebeu mais de dois milhões de turistas com foco nos negócios. O bom momento do setor fez com que o Brasil passasse a ocupar uma posição entre os cinco países com maior rentabilidade dentro do segmento de feiras de negócios, com um crescimento projetado para esse ano na ordem de 19%.
O que chama a atenção desse dado e, de certa forma, aproxima o universo corporativo ao meio artístico, é a valorização das experiências ao vivo. Se a tecnologia teve um papel decisivo para aproximar clientes e marcas especialmente durante a pandemia, agora, o público deseja uma conexão mais real, mais humana, e os eventos são uma excelente ferramenta para atender essa demanda.
Outro ponto que merece atenção diz respeito à retomada do turismo de luxo. De acordo com um relatório publicado pela Bain & Company, este mercado global ultrapassou 1,5 trilhão de euros no passado. Para o setor de eventos, isso significa que a aposta em ações exclusivas, sofisticadas e com importantes diferenciais, são estratégias fundamentais para atender uma parcela de público que se caracteriza pela exigência.
A diversidade de eventos ligados ao mundo corporativo é imensa, por isso, vamos nos limitar a citar apenas um cujo resultado foi sensacional: o RD Summit. A edição deste ano que aconteceu entre os dias 06 e 08 de novembro na capital paulista atraiu um público superior a 21 mil pessoas que tiveram a oportunidades de conferir painéis de especialistas em áreas como marketing, vendas e e-commerce.
Além de oportunizar o aprendizado direto com profissionais que são referência em seus segmentos, o RD Summit também promoveu o fomento de outra importante ferramenta do universo corporativo: o networking. A troca de experiências e o intercâmbio de informações entre os participantes foi decisivo para a consolidação deste como o maior evento do setor na América Latina.
Um ano positivo e promissor para o setor de eventos
Uma análise preliminar permite a constatação de que o ano de 2024 foi positivo e promissor para a cadeia produtiva do setor de eventos no Brasil. Ainda na primeira metade do ano, uma previsão de faturamento da ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos indicava uma expectativa superior a 75 bilhões neste ano, apenas para os segmentos de música, esporte e gastronomia. Juntando a área corporativa, o número tende a ser ainda mais expressivo.
Fazendo um balanço do setor durante o ano, é importante ressaltar que as ações e eventos realmente se conectaram com o público, gerando experiências e memórias que tendem a permanecer por muito tempo. Atendendo às demandas contemporâneas e entendendo os novos perfis de consumidores, o segmento se reciclou, se renovou e se reoxigenou. Como resultado, todos saíram vencedores: o público, as marcas e o setor como um todo.